Author(s):
Correia, Nathalie Marie-Nelly Fernandes Loussaut
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2793
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Comunicação internacional; Comunicação intercultural; Comunicação na empresa; Comércio internacional
Description
Tomando em consideração que, numa era de crescente globalização, conhecer diferentes línguas e culturas pode ser determinante para o sucesso das negociações e das empresas, o presente trabalho tem como objectivo identificar barreiras linguísticas e culturais na comunicação entre empresas em diferentes países europeus. A dissertação é composta por quatro partes: na primeira parte é feita a apresentação de conceitos ligados à temática em apreciação; seguindo-se uma revisão da literatura sobre o tema: comunicação intercultural; na terça parte encontramos a apresentação um estudo de campo baseado na análise de duas empresas ligadas ao sector automóvel e no levantamento de informação através de questionários; e finalmente, apresenta-se um levantamento e apreciação de várias soluções encontradas para ultrapassar as barreiras culturais nas relações empresariais além fronteira. ABSTRACT: The aim of this dissertation is to shed light on the role and importance of cultural barriers in international business relations. The dissertation comprises four main parts: first, an overview of the main concepts and processes related to the main theme of the study; second, a review of the theoretical principles underlying the field of intercultural relations; third, a presentation of field work carried out in two companies in the automobile sector which contributed with their knowledge and experiences to this project; and finally, a section which brings together some important aspects to be taken into account in dealings with companies from other countries.