Document details

Universities and regional development : a new perspective on the second academic revolution

Author(s): Rodrigues, Carlos José

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3477

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Universidades; Relações universidade-indústria; Relações universidade-sociedade; Desenvolvimento regional; Desenvolvimento económico


Description

O presente trabalho visa contribuir para alargar o conhecimento sobre o papel que as universidades podem desempenhar nos processos de desenvolvimento regional. Esse papel é abordado com base no argumento de que as dinâmicas de mudança no mundo académico assumem contornos revolucionários, configurados pela inserção do desenvolvimento económico na missão das universidades, em paralelo com o ensino e a investigação. O trabalho defende que a perspectiva dominante sobre as mudanças na missão académica, centrada quase exclusivamente nos processos de transferência de tecnologia entre as universidades e os tecidos produtivos regionais, negligencia vertentes da relação universidade-região que, tendo em conta a natureza e os desafios da sociedade contemporânea, assumem grande relevância. Assim, a dissertação propõe uma perspectiva alargada sobre a revolução académica, por forma a introduzir no debate recursos de desenvolvimento que as universidades podem fornecer às suas regiões e que, no âmbito da abordagem tradicional, são menosprezados. Para o efeito, a investigação incide sobre o papel das universidades na promoção da capacidade institucional das regiões, ou seja a combinação e mobilização de recursos de conhecimento e de recursos relacionais que sustentam a acção colectiva. O trabalho procura responder a quatro questões de investigação essenciais. A primeira refere-se ao papel que as universidades, como agentes de desenvolvimento económico, assumem nos processos de construção da capacidade institucional das regiões; a segunda prende-se com os arranjos organizacionais que estão a ser adoptados nas universidades como forma de enfrentar os desafios associados à nova missão académica; a terceira espelha a influência que as condições contextuais exercem sobre a intensidade e qualidade das relações universidade-região e explora a possibilidade da ocorrência de benefícios mútuos; a quarta questão aborda as particularidades que marcam o papel das universidades em regiões menos favorecidas. A investigação parte da conceptualização dos desafios inerentes aos processos de mudança da sociedade, os quais, no âmbito da dialéctica entre a ideia de sociedade e a idea de universidade, formatam a transformação da academia. De seguida, detalham-se a natureza e as implicações das mudanças na academia, identificam-se os problemas da abordagem tradicional a essas mudanças e sugere-se uma perspectiva mais abrangente sobre a segunda revolução académica. Os estudos de caso realizados em três universidades que operam em contextos territoriais diferenciados sustentam, do ponto de vista da praxis, as respostas às questões acima referidas e a formulação de conclusões sobre o papel que as universidades podem desempenhar nos processos de desenvolvimento regional e a sua natureza revolucionária.

This dissertation aims to contribute to the advancement of the knowledge on the role universities play in regional development processes. It draws on the argument according to which there is an ongoing revolution in academia, configured by the integration of economic development in the mission realm of universities, together with teaching and research. Taking into account the nature and challenges of the contemporary dynamics of societal change, it asserts that the changing academic mission is being taken by dominant scholar approaches in a narrow, incomplete fashion, because almost exclusively focused on the technology transferred between universities and their regions’ productive fabric. In accordance, the dissertation proposes a broader perspective on the academic revolution, in order to introduce in the debate relevant regional development resources that universities can provide, which are left out of the mainstreamed picture. It does that by studying the part played by universities in the promotion of the regional capabilities needed to combine and mobilise the knowledge and relational resources that nourish the collective capacity for collective action, i.e., the resources and processes that build up regional institutional capacity. The research work aims to search for answers to four major questions, which ground the guiding inquiry line. The first relates to the role of regional development agents assumed by universities and the extent to which their agency makes them institutional capacity builders. The second focuses on the ways universities are organising themselves in order to deal with the challenges inherent to third mission activities. The third mirrors the contextual and mutually reinforcing nature of the university-region nexus. The fourth and final question addresses the particularities that expectably characterise universities’ regional engagement in less favoured regions. The dissertation takes as point of departure the conceptualisation and reasoning of the challenges associated with contemporary societal change, which, under the dialectics between the idea of the University and the idea of the Society, is shaping academic change. Drawing on the resulting scenery of academic change, it details the nature and implications of the revolutionary move in academia, identifies the shortages of the mainstream approach and introduces a new, broader perspective on the second academic revolution. The case studies undertaken in three universities operating in different European regional contexts offer a picture of the second academic revolution, in its extended version, taken from the point of view of practice. This picture provides the empirical evidence that configures the answers to the major research questions and underpins the conclusive remarks on the role of universities in regional development and its revolutionatry nature.

Document Type Doctoral thesis
Language English
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents