Author(s): Ferreira, Raquel Sofia Faria Terenas da Silva
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/13515
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Autobiografia; Autor; Memória; Motivação; Sinceridade
Author(s): Ferreira, Raquel Sofia Faria Terenas da Silva
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/13515
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Autobiografia; Autor; Memória; Motivação; Sinceridade
O trabalho denominado como autobiográfico é diverso na sua forma, podendo ser uma manifestação de cariz artístico, literário ou filosófico. A presente dissertação procura investigar as particularidades da forma autobiográfica, os objectivos do autor perante a sua obra e a sua recepção no campo público. Para tal, traz-se para análise: a obra escultórica de Louise Bourgeois para chegar a um entendimento sobre a forma artística da autobiografia; os Cadernos do Subterrâneo de Fiódor Dostoiévski que é exemplo controverso de uma obra autobiográfica literária; e as Confissões de Jean- Jacques Rousseau e Santo Agostinho que nos permitem experienciar uma obra autobiográfica com preocupações características de uma investigação filosófica. Pretende-se compreender a autobiografia na sua generalidade, tanto do ponto de vista do autor como do seu receptor.