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A Baixa-Chiado: uma sala de aula dinâmica e interdisciplinar. Proposta de interacção com o público escolar

Author(s): Malheiro, Ângela Maria Pinto

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/5730

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Escola e o Meio; Educação Integral; Património Cultural; Baixa-Chiado; Itinerários Culturais


Description

Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Práticas Culturais para Municípios

As cidades e o respectivo Património são recursos fundamentais para as sociedades contemporâneas apresentando-se como importantes espaços dinamizadores de educação. A interacção entre a Escola e o Meio passa a ser inevitável e uma estratégia preponderante para a formação pessoal e social, visando a Educação Integral dos indivíduos. A aprendizagem de conhecimentos e o desenvolvimento de competências realizados na Escola ganharam uma importância fundamental na construção da cidadania e a Educação Patrimonial um importante instrumento para essa construção. O estudo do Meio envolvente à Escola, sobretudo a partir do Património, assume um papel de destaque, enquanto recurso didáctico-pedagógico, para a aquisição e desenvolvimento das competências definidas para o Ensino Básico. A Escola que privilegia o conhecimento das memórias colectivas estará a privilegiar a formação de uma consciência cívica, autónoma, responsável e solidária. O exemplo da Baixa-Chiado, pelo seu carácter simbólico, enquanto síntese da dimensão da cultura portuguesa, permite valorizar o território como um monumento único, mas também como um organismo vivo, onde se cruzam tempos históricos e decorrem interacções sociais, económicas, políticas e culturais relevantes. Paralelamente, o valor multidisciplinar da Baixa-Chiado tornam-na num importante recurso didáctico-pedagógico que permite a aquisição e o desenvolvimento das competências – gerais e específicas – definidas para o Ensino Básico, nomeadamente para o 8º ano de escolaridade. A definição de três Itinerários Culturais, para o território da Baixa-Chiado, é prova da possibilidade de criar projectos pedagógicos interdisciplinares, que estreitam a relação da Escola com Meio e fomentam a Educação Integral.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gouveia, António Camões; Vargas, Carlos
Contributor(s) RUN
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