Author(s): Almeida, Ana Catarina Dias Nunes de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7342
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Orientalismo; Extremo-Oriente; Zen; Haiku; Poesia Contemporânea
Author(s): Almeida, Ana Catarina Dias Nunes de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/7342
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Orientalismo; Extremo-Oriente; Zen; Haiku; Poesia Contemporânea
Tese apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Estudos Portugueses, especialização em Estudos de Literatura
Na viragem do séc. XIX para o séc. XX, sobretudo através de Wenceslau de Moraes e de Camilo Pessanha, a literatura e a poesia portuguesas acompanharam o interesse pela poesia do Extremo Oriente que afectou igualmente outras literaturas europeias. Porém, uma influência mais alargada e regular apenas se consolidou desde a década de 1980 em diante. O conjunto de poetas envolvidos e a qualidade e continuidade da sua obra permite falar de uma migração silenciosa de preceitos formais, de obsessões temáticas e de modos de figuração oriundos da poesia chinesa e japonesa. Esse processo lento e subtil está a mudar a relação com a tradição poética e traz consigo novos modos de entender a escrita poética, que requerem a tentativa de leitura sistemática aqui conduzida. O pensamento Zen é igualmente analisado, dado ser claramente parte activa no interesse constante dos poetas portugueses contemporâneos pela poesia clássica e contemporânea escrita na China e no Japão.