Author(s):
Domingos, António Manuel Dias
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/78
Origin: Repositório Institucional da UNL
Subject(s): Educação matemática; Ensino da análise; Pensamento matemático avançado; Aprendizagem da matemática; Experiência de ensino
Description
Tese de doutoramento em Ciências da Educação: especialidade de Teoria Curricular e Ensino das Ciências
Esta investigação pretende caracterizar a compreensão dos conceitos matemáticos avançados ensinados no início do ensino superior, relacionados com os tópicos das sucessões, funções e cálculo diferencial. O estudo realizou-se com alunos do 1º ano de licenciaturas em Ensino das Ciências, Engenharia Electrotécnica e Matemática na primeira disciplina de Análise dos cursos, tendo os seguintes objectivos: integrar o contributo de várias teorias sobre a construção dos conceitos matemáticos, caracterizar a complexidade dos conceitos imagem que os alunos têm dos conceitos matemáticos ensinados e caracterizar desempenhos escolares típicos de alguns alunos. A metodologia de investigação usada é de natureza qualitativa, integrando uma componente de experiência de ensino e visando a compreensão dos principais conceitos imagem manifestados pelos alunos.