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Análise da rendibilidade de uma carteira de seguros

Author(s): Santos, Helder Miguel Ferreira Rebelo dos

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10829

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Marketing Relacional; Fidelização e Retenção de clientes; CRM; Valor do cliente; Modelo de rendibilidade; Relationship Marketing; Customer Loyalty and Retention; Customer Value; Profitability Model


Description

Mestrado em Ciências Empresariais

Uma característica intrínseca aos seguros e fundos de pensões tem a ver com o facto de se receberem os prémios ou as contribuições antes do risco de existir e os pagamentos de indemnizações ou de pensões só se efectuarem posteriormente. Entretanto é inprescindivel constituir provisões para assegurar o cumprimento das responsabilidades assumidas a longo prazo.Por sua vez, as provisões são investidas em activos financeiros que gerem im determinado fluco de rendimentos ao longo do tempo e que estão sujeitos a certos riscos. É necessário escolher os activos adequados ao perfil de responsabilidades assumido, tentando encontrar um equilibrio entre segurança e liquidez e rendibilidade na carteira de investimentos. O risco na selecção de carteiras de activos está associado à incerteza quanto a condições futuras de certos factores-chave, tais como, a taxa de inflação e as taxas de retorno dos investimentos.

As insurance mediation is constantly changing, the agent has the need to adapt to new ways of customer contact, which may result in costs reduction and increasing business profitability. This study addresses Relationship Marketing and analyzes a particular case of an insurance agent and his relationship with his clients. A profitability model is developed to find out which are the most and least profitable clients and to verify if some customer special treatments are justified. In a business environment that emphasizes customer loyalty and retention, the contribution of this paper is to demonstrate the importance of database while formulating a relational strategy, by enabling the optimization of relationship between the mediator and the clients.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Garcia, Jorge
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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