Document details

O impacto da web 2.0 nas empresas portuguesas

Author(s): Ribeiro, Rui Jorge Lucena

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/1702

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Web 2.0; Enterprise 2.0; Adopção de TI; Blogue; Modelo de Aceitação de Tecnologia; Web 2.0; Enterprise 2.0; TI Adoption; Blog; Technology Acceptance Model


Description

Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação

Esta tese procura analisar os factores que afectam a intenção de adopção de tecnologias de Web 2.0 num contexto empresarial, focando-se no caso particular da adopção de blogues. O modelo de aceitação de tecnologia (TAM) foi escolhido como a modelo base do presente estudo para explicar a aceitação dos utilizadores através das suas intenções em colaborar e comunicar on-line e para racionalizar as suas intenções em termos de atitude, utilidade percebida, facilidade de utilização percebida e normas sociais. A pesquisa foi realizada para recolher os dados, as medidas e as hipóteses foram analisadas usando a técnica dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados mostram que utilidade percebida e atitude em relação à utilização de blogues influenciam significativamente a intenção dos utilizadores na adopção blogues num contexto empresarial. As implicações dos resultados para a teoria e prática são discutidas.

This thesis attempts to analyze the factors affecting the intention of adopting of Web 2.0 technologies, the research will focus on the adoption of blogs. The technology acceptance model (TAM) was chosen as the basic model of this study to explain the acceptance of users through their intentions to collaborate and communicate online and to rationalize their intentions in terms of attitude, perceived usefulness, ease of use and social norms. The study was conducted to collect data, measures and hypotheses were analyzed using the technique of partial least square (PLS). The results show that perceived usefulness and attitude towards the use of blogs significantly influenced the intention of users in adopting blogs in a business context. The implications of the results are discussed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Reis, António Palma dos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents