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A reputação das profissões de gestor e de marketeer

Author(s): Varelas, Ana Elisa Cecílio

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3366

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Reputação; Gestor; Marketeer; Reputation; Manager


Description

Mestrado em Marketing

O construto da reputação tem-se revelado complexo e tem sido olhado sob diversas perspectivas. De acordo com Davies et al (2003), a reputação engloba uma perspectiva interna (identidade) e uma perspectiva externa (imagem), que correspondem à visão dos colaboradores e dos clientes, respectivamente. Os autores criaram uma escala que permite medir ambas as perspectivas em simultâneo e ainda explorar a ligação da reputação com outros conceitos como satisfação e lealdade. Neste estudo, pretende-se compreender a reputação no contexto das profissões. Os principais objectivos são: (1) aferir a reputação da profissão de gestor e de marketeer, quando percepcionada pelos alunos de uma instituição académica; (2) verificar se existem diferenças na percepção da reputação de cada uma das profissões entre alunos que pretendam exercê-las no futuro e entre os restantes alunos; e (3) comparar a reputação das duas profissões quando percepcionada pelo total de alunos. Este estudo, de carácter exploratório, recorreu ao método quantitativo, através do inquérito por questionário a uma amostra não probabilística de 247 alunos de uma instituição de ensino superior. A Escala de Carácter Corporativo (Davies et al, 2003) foi o instrumento utilizado para medir a reputação. Os resultados obtidos permitem concluir que: (1) no geral, os alunos atribuem às profissões de gestor e de marketeer reputações positivas; (2) não se verificam diferenças significativas quanto à reputação da profissão de gestor entre os grupos de alunos considerados, mas existem diferenças em relação à reputação da profissão de marketeer; e (3) entre as duas profissões, verificam-se diferenças significativas na reputação percepcionada pelos alunos.

The reputation has revealed itself as a complex construct and has been seen under different perspectives. According to Davies et al (2003), it includes an internal view (identity) and an external view (image), that correspond to the employees and students' perspectives, respectively. These authors created a scale that measures both perspectives simultaneously and explores the links between reputation and other concepts such as satisfaction and loyalty. In this study, we intend to understand reputation in the professions' context. The main objectives are: (1) assess the manager and marketeer professions' reputation from the perspective of university students; (2) verify the differences between future professionals and other students' perceptions; and (3) compare both professions' reputation as perceived by all students. This is an exploratory research that used the quantitative approach through a survey applied to a non-probabilistic sample of 247 students of an academic institution. The Corporate Character Scale (Davies et al, 2003) was used to measure reputation. It was possible to conclude that: (1) in general, students hold a positive reputation of manager and marketeer professions; (2) there are no significative differences between distinct targets' perceptions about the manager profession, but in the marketeer profession there are significant differences; and (3) between both professions, there are significative differences in the reputation perceived by the whole sample of students. Study limitations and suggestions for future research are also presented.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego Nunes
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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