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Centralização de compras como estratégia logística competitiva: o caso da Vodafone Portugal

Author(s): Valente, João Carlos de Moura Gomes

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/638

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Estratégia; Logística; Supply Chain; Procurement; Compras; Centralização de Compras; strategy; logistics; Supply Chain; Procurement; Purchase; Centralization of purchases


Description

Mestrado em Gestão/MBA

Nos últimos anos a função compras tem vindo a assumir um papel cada vez mais estratégico e relevante nas organizações. A área de compras passou a fazer parte de um processo complexo e integrado envolvendo também outras áreas da organização (engenharia, qualidade, logística, planeamento estratégico, finanças, entre outras). Para a realização do presente trabalho, procurou-se fundamentar conceitos relacionados com logística, estratégia, gestão da cadeia de abastecimento, procurement e compras, enfatizando a centralização de compras como estratégia logística, no sentido de optimizar resultados e criar vantagem competitiva. A crescente competitividade do mercado, vem fazendo com que as empresas procurem melhores resultados, e uma forma de o fazerem é através da centralização as suas compras no sentido de obter maior poder negocial. A metodologia utilizada para elaboração do presente estudo foi quer qualitativa na busca de informações relevantes que contribuíssem para o enriquecimento do trabalho, quer quantitativa para a confrontação com o modelo conceptual a que se chegou na parte teórica. Foram concludentes os resultados do estudo efectuado quanto aos ganhos de negociação (savings), obtidos com a centralização de compras, uma vez que todas as evidências conduzem a uma queda nos preços dos fornecimentos. Como contribuição científica, o presente trabalho procura mostrar aquilo que são hoje as best practices tanto na gestão das compras como na gestão do relacionamento com o fornecedor (SRM), em que as actividades vão muito para alem da negociação típica de preço e prazos de entrega, e por isso mesmo, requerem competências mais especificas dos compradores ao nível da gestão em geral e de Purchase Management em particular

In these past years, the function of purchase has been assuming a more strategic and relevant role in the organizations. The field of purchase has become part of a complex and integrated process involving also other areas of the organization (namely engineering, quality, logistic, strategical planning, finances among others). In order to do this present work, we tried to base concepts related to logistic, strategy, supplying chain management, procurement and purchase, emphasising the centralization of purchases as logistic strategy in order to improve results and create competitive advantage. The increasing competitiveness of the market has made companies search for better results, and one way of obtaining it is through the centralisation of their purchases so that they are able to obtain a greater business power. The methodology used for the elaboration of the current study was both qualitative in the search of relevant information which might contribute to improve this work, and quantitative for the confrontation with the conceptual model described in the theoretical part. The results of this study have been conclusive regarding the business savings obtained with the purchases centralisation, since all the evidences lead to a fall in the prices of supplies. As a scientific contribution, this work aims to show the best practices not only in the purchases management but also regarding the relationship with the supplier management (SRM). In this relationship, the activities go way beyond the traditional negotiation of prices and delivery deadlines and for that reason they require more specific skills from the buyers in matters of management in general and purchase management in particular

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, João Carlos Quaresma
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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