Author(s):
Mascarenhas, Frederico Atayde Correia de Azevedo
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6864
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Análise crítica; Educação física; Escola; Estágio pedagógico; Formação pedagógica; Intervenção pedagógica; Professor; Reflexão
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
O presente relatório pretende analisar todo o processo de Estágio Pedagógico, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvido na Escola Básica Integrada Rainha Dona Leonor de Lencastre, situada em São Marcos, concelho de Sintra, no ano letivo 2012/2013. A atividade de Estágio foi desenvolvida tendo como base o Guia de Estágio Pedagógico 2012-2013 que explicita os objetivos e as competências a desenvolver relativamente às quatro áreas de intervenção pedagógica, são elas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Tendo em consideração as diferentes áreas acima mencionadas, realizar-se-á ao longo do presente documento, uma análise crítica e reflexiva sobre as principais dificuldades ocorridas ao longo de todo o processo, bem como, as estratégias utilizadas para ultrapassar esses mesmos obstáculos. Por último, será realizada uma breve reflexão geral sobre todo o processo de formação pedagógica vivenciado ao longo do ano letivo como professor estagiário.