Author(s):
Fernandes, Ana Marta Andrade Simão Campos
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/9114
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Blogs; Motivação Utilitária; Motivação Hedónica; Procura de Informação; Intenção de Compra; Intenção de Passa-a-Palavra; Utilitarian Motivation; Hedonic Motivation; Search for information; Purchase Intention; Word-of-Mouth Intention
Description
Mestrado em Marketing
Ao longo dos últimos anos o número de blogs tem aumentado exponencialmente. Através destas plataformas, os consumidores podem partilhar opiniões, experiências e trocarem informação sobre produtos e serviços. O objetivo desta investigação foi estudar quais as motivações, utilitárias ou hedónicas, que influenciam os consumidores na procura de informação sobre produtos e serviços em blogs. O estudo pretendeu também analisar o impacto da procura de informação em blogs na intenção de compra e na intenção de passa-a-palavra. Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo quantitativo de carácter descritivo, com base nos modelos desenvolvidos em investigações anteriores. Neste sentido, foi concretizado um inquérito por questionário online como forma de recolha de dados, sendo a amostra composta por 284 seguidores de blogs. A análise dos dados permitiu verificar a existência de correlações positivas e estatisticamente significativas entre todas as variáveis em estudo. Os resultados indicaram que existem fatores que contribuem para a explicação da motivação utilitária (conveniência e disponibilidade de informação) e da motivação hedónica (tendência e aventura) de procura de informação acerca de produtos e serviços em blogs. Concluiu-se que tanto a motivação utilitária como a motivação hedónica têm um impacto positivo na procura de informação em blogs, sendo que a motivação utilitária apresenta uma maior relevância. Finalmente, verificou-se a existência de uma influência positiva entre a procura de informação em blogs e a intenção de compra e intenção de passa-a-palavra.
Over the past few years the number of blogs has increased exponentially. Through these platforms, consumers can share opinions, experiences and exchange information on products and services. The purpose of this research was to study which of the motivations, utilitarian or hedonic, influence consumer search for information about products and services on blogs. The study also intended to analyse the impact of search for information on blogs in purchase intention and word-of-mouth intention. To accomplish this, a quantitative study of a descriptive nature was conducted, based on models developed in previous investigations. Therefore, an online survey was conducted as a means of data collection, with a sample of 284 blog followers. The data analysis demonstrated that there were positive and statistically significant correlations between all the variables. The results indicated that there are factors that contribute to the explanation of the utilitarian motivation (convenience and availability of information) and hedonic motivation (trend and adventure) to search information about products and services on blogs. It was concluded that both the utilitarian motivation as well as the hedonic motivation had a positive impact on search for information on blogs, with the utilitarian motivation having a greater relevance. Finally, it was shown that there is a positive influence between the search for information on blogs and purchase intention and word-of-mouth intention.