Autor(es):
Nascimento, Ana
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10314/1437
Origem: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Assunto(s): Marca do Empregador; Personalidade da Marca; Reputação da Marca; Recursos Humanos
Descrição
O presente projecto aplicado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Marketing e Comunicação, especialização em Comunicação, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico da Guarda. Teve como principal motivação contribuir para a determinação das componentes de atratividade e de imagem do empregador na perspetiva dos potenciais empregados. Conhecer a forma como, atuais e futuros, profissionais observam as empresas importa ao empregador, seja em estratégias de recrutamento, em sentido lato, seja em estratégias de atração e retenção de talentos, em sentido estrito. Para esta abordagem desenvolveu-se pesquisa que permitisse perceber a capacidade de desenvolver o tema employer branding instrumento essencial para que as organizações consigam atrair e reter empregados talentosos. Percebido o potencial do tema, a partir da bibliografia consultada, optou-se por procurar inferir da perceção (ou não) do conceito da Marca do Empregador, a partir de uma base de dados suportada em questionário respondido por uma amostra de alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e da Universidade da Beira Interior (UBI). A inferência pretendida exigiu análise empírica dos dados observados. Em termos econométricos, procurou-se centrar o trabalho no desenvolvimento de um modelo para medir as dimensões da personalidade da Marca do Empregador e para explorar a validade da escala de personalidade da marca de Aaker. A inferência estatística suporta o modelo, dado o poder explicativo dos itens da personalidade da marca, ainda que se deva ser prudente relativamente a alguma dose de inconclusividade percebida quanto à perceção da Marca do Empregador pelos estudantes do IPG e da UBI. Findo o estudo, permanece a presunção do potencial subjacente à Marca do Empregador, employer branding. Há um caminho a trilhar. Às organizações resta perseguir estratégias comunicacionais que as tornem como o lugar ideal para trabalhar.