Autor(es): Vitorino, Micaela F C
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10314/2132
Origem: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Assunto(s): Ensino; Ensino Doméstico; Educação
Autor(es): Vitorino, Micaela F C
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10314/2132
Origem: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Assunto(s): Ensino; Ensino Doméstico; Educação
Neste relatório final da Prática de Ensino Supervisionada, o primeiro capítulo, aborda o enquadramento institucional e caracterização sociopedagógica dos alunos, dando a conhecer o meio onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, nos dois ciclos, pré-escolar e 1.ºciclo, já no segundo capítulo foi elaborado um resumo das atividades realizadas ao longo das duas Práticas de Ensino Supervisionadas. No terceiro capítulo, o principal objetivo foi desenvolver o tema de ensino, abordando uma outra forma de ensinar e compreender o que leva pais/educadores/tutores a optarem por outra via de ensino, sem ser o ensino institucionalizado. A educação tem um papel predominante na transmissão de conhecimentos, ao admitir instruir e contribuir, para um futuro mais promissor. As estratégias são inúmeras, com vista ao seu melhoramento. Contudo, vai sendo cada vez mais frequente a descrença pelo ensino institucionalizado. Como tal, será o ensino doméstico uma via fiável para a aprendizagem? Serão capazes os pais e/ou os encarregados de educação doutrinar o seu educando? As respostas a estas questões só poderão ser delineadas, ao procurar compreender as causas e os efeitos desta modalidade de ensino. Assim, este capítulo engloba na primeira parte o que se entende por ensino doméstico, quais as razões para se optar por este ensino em Portugal, as suas vantagens e as suas desvantagens. Numa segunda parte abarca um pequeno estudo através de alguns questionários feitos a pais/tutores que optaram por esta via de ensino. Este estudo permite que se compreenda o aumento do ensino doméstico em Portugal e se este é um ensino viável quando se fala na qualidade das aprendizagens alcançadas pelos educandos.