Autor(es):
Valente, Carolina M S P D
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10314/2234
Origem: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda
Assunto(s): Educação pré-escolar; o jogo da Primavera; avaliação trimestral
Descrição
O presente trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A minha PES foi realizada com dois grupos distintos: inicialmente no jardim-de infância da Póvoa do Mileu, com um grupo heterogéneo de crianças na faixa etária entre os três e os seis anos. Posteriormente, na escola básica de Santa Zita com um grupo de alunos de primeiro e terceiro anos de escolaridade, respetivamente com idades compreendidas entre os cinco/seis anos e oito/nove anos. Este trabalho começa por apresentar uma breve contextualização de ambas as instituições, bem como a respetiva caracterização dos grupos de crianças. Segue-se a descrição e reflexão acerca das experiências educativas realizadas em cada um dos contextos. Termina com um estudo de caso e respetiva proposta de prática docente que se foca na elaboração de um jogo, o Jogo da Primavera, como elemento de avaliação trimestral em contexto pré-escolar.