Detalhes do Documento

A importância da parceria família - escola no processo ensino aprendizagem dos alunos do ensino fundamental de 1º ao 5º ano da UEB Raimundo Chaves em São Luís do Maranhão

Autor(es): Lopes, Francidalva A

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10314/3834

Origem: Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda

Assunto(s): Prática de Ensino Supervisionada; Família e Escola; Valores na Educação Básica 1º e 2º ciclos


Descrição

Este trabalho relata a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste relatório é refletir, como um exercício autocrítico do processo de desempenho profissional pessoal experimentado no quotidiano escolar, abordando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. Será, ainda, apresentada uma investigação sobre “A importância da parceria família-escola no processo ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano na escola municipal de São Luís do Maranhão UEB Raimundo Chaves”. A relação Escola-Família é um dos fatores que influenciam o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes. Contudo o não conhecimento da importância de se manter uma relação ética e respeitosa por parte de ambas instituições, tem dificultado o desenvolvimento da aprendizagem e do caráter dos alunos. Esta temática que está presente em todos os estágios de estudos dos alunos em formação básica é de grande relevância para ser trabalhada com a família e os educadores que estão mais diretamente ligados aos jovens em formação. Na investigação analisamos documentos, realizamos a pesquisa bibliográfica e empírica com a aplicação de questionários aos pais e professores e entrevista com o gestor e apoio pedagógico escolar. O cruzamento de fontes e de informações aí contidas permitiu-nos analisar, caracterizar e interpretar as relações que se estabelecem entre a família e a escola, no contexto em que ambas se inserem. Por toda a pesquisa exposta neste trabalho, acreditamos que esta investigação pode ser uma forma de contribuir para o sucesso escolar dos alunos, assim como também para uma melhor relação entre as famílias e os profissionais que trabalham nas escolas que seus filhos frequentam.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.