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Intervenção precoce na Ilha de São Miguel: perceção e satisfação dos pais e educadores

Autor(es): Ponte, Emiliana Serôdio de Sá

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/4498

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Perceção; Satisfação; Família; Educadoras; Equipa; Profissional; Intervenção precoce; Perception; Satisfaction; Family; Team; Early intervention; Professional


Descrição

Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância

Abordagem das práticas de Intervenção Precoce (IP) deixou, gradualmente, de estar exclusivamente centrada na criança para se passar a destacar o papel da família e da comunidade no seu desenvolvimento. Deste modo, as evidências atuais apontam para que a intervenção possa ser eficaz, tem de ser consistente com a ecologia dos sistemas a que a criança e a família pertencem. Neste sentido este estudo descritivo pretende compreender a perceção e satisfação das famílias e das educadoras, sobre o trabalho das equipas de IP da ilha de São Miguel. Tentando, também, entender a perspetiva dos pais e das profissionais no que se refere à prática das referidas equipas. Os dados foram recolhidos através de um questionário onde estava incluída uma escala de satisfação aplicado a vinte famílias e um outro questionário respondido por seis educadoras, os resultados obtidos foram tratados através do Software IBM SPSS. Conclui-se no que se refere à satisfação que os pais responderam, maioritariamente, que estão satisfeitos em relação ao apoio direto que é feito com os filhos e à orientação que é dada no que diz respeito ao modo de cuidar e educar/ensinar. Estão menos satisfeitos com o contato com outros pais de crianças com problemas e com a formação de pais. É importante referir que a grande maioria das situações foram diagnosticadas num curto espaço de tempo que ocorreu entre o momento em que os pais notaram algum tipo de problema e o momento em que um técnico lhes falou desse problema. Em relação às educadoras concluiu-se que estas percecionam prestar mais serviços focados na criança, aspeto que a família também considera importante. Este estudo remete para o facto de que as educadoras apresentam um trabalho que destaca algumas práticas recomendadas para IP, embora necessitem de desenvolver e melhorar diferentes aspetos que se convergem numa verdadeira e exclusiva intervenção centrada na família.

Approach to Early Intervention practices ceased gradually to be exclusively focused on the child to move to highlight the role of family and community in their development. Thus, current evidence indicates that the intervention can be effective, it must be consistent with the ecology of the systems belonging to the child and family. Data were collected through a questionnaire which was included a scale of satisfaction applied to twenty families and another questionnaire completed by six educators and the results were processed by SPSS software. It was concluded in relation to the satisfaction that parents responded, mostly, they are satisfied in relation to the direct support that is made with their children and the guidance that is given with regard to how to care for and educate / teach. Are less satisfied with contact with other parents of children with problems and parental education. It is important to refer that the great majority of cases were diagnosed in a short period of time that occurred between the time the Parents noted any problems and when a technician told them of this problem. Regarding to the educators it was concluded that they percecionam provide more services focused on the child, the family aspect that also considers important. This study refers to the fact that educators present a job that stands out some of practices for EI, but they need to develop and improve different aspects that converge in a true and unique family-centered intervention.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Fátima
Contribuidor(es) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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