Autor(es):
Bettencourt, Natércia de Fátima da Silva
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/4998
Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa
Assunto(s): Aprendizagem Cooperativa; Pedagogia Diferenciada; Sucesso Escolar; Cooperative Learning; Differentiated Pedagogy; School Success
Descrição
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE), tem vindo a ganhar particular importância nas escolas. Deste modo, o principal objetivo deste estudo é compreender se a aprendizagem cooperativa através de práticas pedagógicas diferenciadas influenciam o sucesso escolar dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Através da aplicação de um questionário aos docentes do 1º, 2º e 3ºciclos do ensino básico e ensino secundário da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz da Graciosa- Açores, propusemo-nos identificar as dificuldades sentidas pelos professores de forma a perceber os problemas existentes e de algum modo contribuir para melhores soluções pedagógicas. Neste trabalho de cariz descritivo foi utilizada uma metodologia mista na qual teve como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário com questões fechadas e abertas. As conclusões indicam que os professores utilizam a aprendizagem cooperativa e a pedagogia diferenciada como estratégias pedagógicas em sala de aula e que estas ajudam a responder às necessidades individuais, contribuindo para o sucesso dos alunos. Contudo, mostraram-se descontentes com a formação inicial sendo esta insuficiente para responder às necessidades individuais dos alunos. The inclusion of children with special educational needs (SEN) has gained particular importance in schools. Therefore, the aim of this study is to understand if the cooperative learning through differentiated pedagogical practices influence school success of students with special educational needs (SEN). Through the application of a survey to Elementary and High School teachers of a School in Santa Cruz of Graciosa - Açores, I intend to identify the difficulties felt in order to describe the real problems and, in a certain way, searching the best pedagogical solutions. In this descriptive work it was used a combined methodology, which had as data collection instrument a survey by questionnaire with closed and open questions. The results indicate that teachers use cooperative learning and differentiated pedagogy as teaching strategies in the classroom and that helps to respond to individual needs, thus contributing to the success of the students. However, they were not satisfied with the initial training, being insufficient to respond to individual needs.