Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Autor(es): Afonso, Cristiana Isabel Pereira

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/12001

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação musical; Música de conjunto; Prática de ensino supervisionada; Motivação; Socialização


Descrição

O presente relatório é o resultado final da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado de Educação Musical no Ensino Básico. Este engloba os estágios realizados no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, nos quais procurei saber se a música em conjunto é um fator de motivação e uma ferramenta de socialização, realizando atividades que ampliaram a importância da música para mim e para os meus alunos. Tendo sempre em vista a música de conjunto e a importância da mesma, realizaram-se atividades e projetos para providenciar aos alunos uma vivência ativa da música, uma interiorização e interação com a mesma. No 1º Ciclo do Ensino Básico foi realizado um teatro musical que englobou várias disciplinas deste ciclo, cruzando a dança, a música, a interpretação musical e o teatro. No 2º Ciclo do Ensino Básico foram lecionados conteúdos programáticos integrantes no programa da disciplina de Educação Musical, juntamente com um teste de avaliação sumativa. No 3º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas atividades públicas, as quais com o objetivo de promover a socialização e o trabalho em grupo. Para a realização destas atividades, recorri à observação direta participante e a uma metodologia baseada na metodologia de investigação-ação, com as quais pude observar o comportamento, os gostos e as dificuldades dos alunos. Assim defini as estratégias para alcançar as experiências de ensino-aprendizagem requeridas com o objetivo de inspirar nos alunos o gosto pela música e pelas aulas de educação musical.

This report is the final result of the Supervised Teaching Practice, accomplished in the academic year of 2013/2014 held under the Master of Music Education in Primary School. This covers internships in the 1st, 2nd and 3rd cycles of basic education, in which I wanted to know if ensemble music is a motivating factor and a tool for socialization, doing activities that increased the importance of music for me and my students. Always with a view to ensemble music and the importance of it, activities and projects were performed to provide students with an active experience of music, an internalization and interaction with it. In the 1st cycle of basic education a musical theatre was performed that covered various disciplines of this cycle, crossing the dance, the music, the musical and theatrical interpretation. In the 2nd cycle of basic education were taught syllabus belonging to the Music Education discipline program, along with a summative test. In the 3rd cycle of Basic Education public activities were realized, which aimed to promote socialization and group work. In implementing these activities, I resorted to direct participant observation and a methodology based on the action-research methodology, with which I could observe the behaviour, the preferences and students' difficulties. Thus I defined the strategies to achieve the experiences of teaching and learning required in order to inspire in the students the taste for music and for music education classes.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Alves, Vasco
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.