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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Autor(es): Parra, Iveta Pinto

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/12139

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação pré-escolar; Prática de ensino supervisionada; Experiências de aprendizagens integradas; Pedagogia participativa


Descrição

O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como finalidade aprofundar a reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Apresenta a caraterização da instituição e do grupo de crianças, as opções pedagógicas em que procurámos apoiar a ação educativa, bem como algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no decurso da ação educativa. Estas experiências integram uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. A prática educativa foi orientada segundo uma perspetiva de aprendizagem pela ação, valorizando o papel ativo da criança e do educador, enquanto mediador e facilitador do desenvolvimento desse processo. Inclui ainda uma reflexão acerca da prática educativa, na sua globalidade, tendo em conta o ambiente educativo e processo de aprendizagem promovido com as crianças, bem como os seus contributos para a nossa formação e desenvolvimento pessoal e profissional.

This report corresponds to the report of a work within the course of Supervised Teaching Practice of the Masters in Preschool Education, and aims to deepen the reflection on the educational work we develop a garden for children located in an urban context. Presents the characterization of the institution and the group of children, educational options that sought to support educational activities, as well as some learning experiences developed during the educational activity. These experiments are part of an integrated approach and integrating the different content areas specified in the Curriculum Guidelines for Pre-school Education. Educational practice was oriented according to an action learning perspective, emphasizing the active role of the child and the educator as a mediator and facilitator in the development of this process. It also includes a reflection on the educational practice as a whole, taking into account the educational environment and learning process promoted with children as well as their contributions to our training and personal and professional development.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sanches, Angelina
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
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