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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Autor(es): Sampaio, Sara Noémi Magalhães

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/12696

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Envolvimento; Sinais de envolvimento


Descrição

O relatório apresentado reflete todo o percurso realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta prática decorreu em dois contextos. Na Educação Pré-Escolar com um grupo de dezoito crianças de três, quatro e cinco de idade e no 1.º Ciclo do Ensino Básico com um grupo de catorze crianças de seis e sete anos de idade que frequentavam o 1º ano de escolaridade. A estrutura do relatório apresenta a contextualização das instituições, a caracterização dos dois grupos de crianças e a fundamentação das opções metodológicas. De um modo claro e conciso, também se descrevem e refletem as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas nas várias áreas do saber nos dois contextos. O estudo que sustenta a prática desenvolvida teve como fio condutor a questão orientadora: Como se processa o envolvimento das crianças? E na procura de respostas estabeleceram-se como objetivos: (i) observar o envolvimento das crianças nas atividades propostas; (ii) descrever os sinais e níveis de envolvimento, (iii) verificar em que contextos se registam valores de envolvimento mais elevados, (iv) identificar quais os sinais de envolvimento mais observados em cada contexto e (v) perceber as conceções dos professores sobre o envolvimento das crianças. Procurou-se no decorrer do estágio desenvolver uma prática educativa potenciadora do envolvimento das crianças nas atividades. Em todas as experiências de ensino e aprendizagem apresentadas e recorrendo à observação direta e participante, registaram-se os níveis de envolvimento fomentados no desenvolvimento das atividades utilizando como instrumento de registo a ficha de observação do envolvimento da criança desenvolvida por Leavers (1994). Identificaram-se os indicadores favorecedores do envolvimento e teceram-se considerações. De um modo geral os resultados apontam para níveis diferentes de envolvimento nos dois contextos. E remetem a questão do envolvimento como elemento principal no processo de ensino e aprendizagem que poderá contribuir para realizar mudanças na abordagem de novas aprendizagens.

The report reflects all the way done along the practice of Supervised Teaching under the master degree in Preschool Education and teaching of the First Cycle of Basic Education. This practice took place in two contexts. In Preschool Education with a group of eighteen children of three, four and five years old and in the First Cycle of Basic Education with a group of fourteen children of six and seven years of age attending the first year of schooling. The structure of the report presents the context of institutions, the characterization of the two groups of children and the explanation of the methodological options. In a clear and concise way, also describe and reflect the experiences of teaching and learning developed in the various areas of knowledge in both contexts. The study that supports the practice had developed as the guiding question: How is the involvement of children? And in finding answers were established as objectives: (i) to note the involvement of children in the activities proposed; (ii) describe the signs and levels of involvement, (iii) verify in which contexts there are values of higher involvement, (iv) identify which more involvement signals observed in each context and (v) understand the concessions from the teachers on the involvement of children. An attempt was made during the training course to develop an educational practice of involving children in the activities. In all teaching and learning experiences presented and by direct and participant observation, the levels of involvement encouraged the development of activities using as a recording instrument the child´s involvement observation form developed by Leavers (1994). Were identified indicators favoring the involvement and wove considerations. In general the results point to different levels of involvement in both contexts. And refer the question of involvement as the main element in the teaching and learning process that can contribute to make changes in the new learning approach.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Freire-Ribeiro, Ilda
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
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