Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Autor(es): Grazina, Edgar Magno Pinto

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/13116

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Novas tecnologias; Pedagogia ativa; experiências criativas; Professor-investigador; Educação musical; New technologies


Descrição

As diferentes transformações tecnológicas, científicas, sociais e culturais colocam cada vez mais desafios ao contexto educativo. Partindo desta perspetiva e assente nos contributos epistemológicos de Schafer (1969), Paynter (1991) e Chapuis (2001), o presente Relatório de Estágio Profissional pretende mostrar as experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas ao longo dos três ciclos do Ensino Básico. Face aos objetivos intrínsecos à prática pedagógica nos diferentes ciclos do Ensino Básico, a componente empírica teve a sua base no modelo de investigação-ação. Da análise de todos os dados recolhidos emergiram indicadores relevantes que as atividades didáticas implementadas desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do saber ser e saber fazer. De salientar, que estas atividades permitiram uma proximidade e disponibilidade de todos os alunos para a prática vocal e instrumental e melhoraram o seu contentamento relativo à disciplina de Expressão/Educação Musical.

The different technological, scientific, social and cultural changes pose increasing challenges to the educational context. From this perspective and based on the epistemological contributions of Schafer (1969), Paynter (1991) and Chapuis (2001), this Professional Training Report intends to show the development of teaching and learning experiences according to the three Basic Educational cycles. Given the intrinsic objectives of the pedagogical practice in the different cycles of basic education, the empirical component was based in the action research model. From the analysis of all collected information emerged relevant indicators that the implemented educational activities played a key role in the development of know how to be, and know-how. Noteworthy that these activities allowed for proximity and availability of all students for vocal and instrumental practice and improved their contentment on the discipline of Expression/Music Education.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Alves, Vasco; Cardoso, Mário Aníbal Gonçalves Rego
Contribuidor(es) Grazina, Edgar Magno Pinto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.