Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Autor(es): Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/13964

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação Musical; Pedagogia musical ativa; Abordagem Orff-Schulwerk; Percussão corporal e movimento/dança; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

O presente relatório reflete o percurso da Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu durante o ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Partindo do modelo de Investigação-Ação, o desenvolvimento de atividades/estratégias fundamentadas em abordagens de pedagogia musical ativa, com especial foco na abordagem Orff-Schulwerk, evidenciaram que atividades musicais baseadas na percussão corporal e no movimento/dança se revestem de efeitos bastante positivos no ensino-aprendizagem em Educação Musical, fortalecendo, assim, o desenvolvimento das competências previstas para esta disciplina no quadro do Currículo Nacional do Ensino Básico.

The present report is the result of the experience of Supervised Teaching Practice in the 1st, 2nd and 3rd Basic Education Cycles, carried during the academic year of 2014/2015, integrated on the Masters Degree in Teaching Music Education in Basic School. Following the methodological research-action investigation, the development of activities/strategies grounded on active musical pedagogy approaches, with special on Orff-Schulwerk approach, demonstrate that musical activities based on body percussion and movement/dance show quite positive effects on teaching/learning in Musical Education, strengthening the development of foresee skills for this subject in Nacional Curriculum for the Basic School.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cunha, João Cristiano Rodrigues
Contribuidor(es) Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.