Autor(es):
Martins, Ana Rita
Data: 2017
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/16585
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Educação pré-escolar; 1.º ciclo do ensino básico; Literatura para a infância; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Descrição
O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada que se desenvolveu em contexto educativo nas respostas sociais de Creche, Jardim-de-infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento estão relatadas algumas das experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas durante a ação educativa acompanhadas de uma reflexão sobre o seu contributo no desenvolvimento holístico das crianças. A questão que orienta o trabalho é Qual o contributo do livro para a emergência e promoção da leitura e para o desenvolvimento de competências de literacia? Os objetivos delineados foram: (i) perceber a importância do contacto da criança com o livro; (ii) enriquecer a biblioteca com materiais de apoio para a mediação da leitura; (iii) compreender o livro como um roteiro de mediação de aprendizagem nas diferentes áreas; (iv) compreender e refletir no papel do professor enquanto mediador, promotor e animador da leitura; e (v) perceções da família sobre a leitura e hábitos de leitura. Partiu-se do pressuposto que o contacto da criança com o livro, desde os primeiros anos de vida, e com a literatura para a infância é fundamental para promover uma iniciação literária que será determinante no seu futuro enquanto leitora. O contacto com o livro possibilita ainda a descoberta do prazer da leitura, estimula a sua capacidade imaginativa e criativa, desenvolve a sua sensibilidade artística, a sua capacidade reflexiva e a aquisição de convenções literárias. A pesquisa baseou-se numa metodologia qualitativa, e, com o objetivo de recolher diferentes informações, recorreu-se a técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a observação, as notas de campo, os registos fotofiguras e o inquérito por questionário. Considerando os resultados obtidos, sublinha-se, pela sua transversalidade, a relevância, no processo de aprendizagem, do livro, da leitura e de práticas de educação literária, na aquisição, desenvolvimento e mobilização de competências de literacia nas crianças.
The report that is presented was developed within the Supervised Teaching Practice in the educational context of nursery, pre-school, and primary education school. This document describes some of the teaching-learning experiences developed during the educational action accompanied by a reflection on the contribution to the holistic development of children. The question that guides this work is Which is the contribution of the book for the emergency and promotion of reading and for literacy skills development? The objectives outlined were: (i) to understand the importance of the child's contact with the book; (ii) to enriching the library with reading support materials for the reading mediation; (iii) to understand the book as a guideline for learning mediation in different areas; and (iv) to understand and reflect on the role of the teacher as mediator, promoter and animator of the reading; (v) family perceptions about the book and reading habits. By the assumption that the contact of the child with the book since the earliest years of his life and also the literature for childhood are essential to promote a literary initiation that will be decisive in his future as a reader. The contact with the book also allows the discovery of the pleasure of reading, stimulates his imaginative and creative capacity, develops his artistic sensitivity, his reflective capacity and the acquisition of literary conventions. The research was based on a qualitative methodology, and with the purpose of collecting different information, techniques and instruments of data collection, such as observation, field notes, photographic records and a questionnaire survey. Considering the results obtained, the transversal nature emphasizes the importance of the book in the learning process, reading and literary education practices in the acquisition, development and mobilization of literacy skills in children.