Detalhes do Documento

Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclos do Ensino Básico

Autor(es): Marques, Nuno Miguel Martins

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/16593

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação pré-escolar; 1.º ciclo do ensino básico; Aprendizagem significativa; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), inserida no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) referente ao ano letivo 2015/2016. Esta experiência decorreu em dois níveis de ensino distintos, em contexto de EPE numa turma com crianças de 5 anos e no 1.º CEB aconteceu no 1.º ano de escolaridade, com crianças de 6 anos. Este relatório pretende descrever, analisar e refletir sobre as diversas experiências de ensino-aprendizagem realizadas e desenvolvidas nos dois contextos educativos, onde se procurou recorrer ao jogo enquanto recurso. Desta forma a questão-problema que acompanhou a PES e foi alvo de estudo mais pormenorizado foi entender Como é que o jogo, enquanto recurso pedagógico, poderá contribuir para uma aprendizagem mais significativa na educação pré-escolar e no 1.º CEB? Face à problemática delinearam-se os seguintes objetivos: (i) refletir sobre a importância do jogo no processo de ensinoaprendizagem; (ii) perceber as vantagens e desvantagens do jogo enquanto recurso pedagógico; observar o comportamento das crianças durante a implementação do jogo; (iii) desenvolver experiências de ensino-aprendizagem onde o jogo seja visto como um recurso facilitador na aprendizagem. A observação foi a técnica eleita e as notas de campo, as fotografias, e as grelhas de observação foram os instrumentos de recolha de dados selecionados. Após a análise de toda a informação verifica-se de forma acentuada o empenho, participação e interesse que as crianças demonstram sempre que se encontram em situação de jogo, o que permite uma aprendizagem mais significativa.

This report aims the work develop in the context of supervised teaching practice (PES), inserted in the master of pre-scholar education (EPE) and first year of primary school (CEB) in respect of the school year 2015/2016. This experience developed in two levels of distinct teaching, in context of EPE with 5 years old children and in CEB in primary school with 6 years old children. In this report we will describe, analyse and reflect about the various teaching-learning experiences performed and developed in two educational contexts, where games were used as resource. Pursing this further, the question-problem that accompanied the PES and was studied more deeply was to understand how did the game, as pedagogical resource, may contribute to a more significantly learning in preschoolar and in first CEB education? Related to problematic were defined the following objctives: (I) reflect about the important of the game during the process of teachinglearning; (II) understand the advantages and disavantages of the game as a pedagogical resouse; observe the behaviour of children while the game is implemented; (III) develop experiences of teaching-learning where the game is seen as a helper in the learning process. Observation was been the techique elected and field notes, photografies, and observation charts were the data colecting tools selected. In the final analysis it is verified in a very strong way the effort, participation and interest demostrated by children everytime they find themselves in a game situation, which provids a more significative learning.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Freire-Ribeiro, Ilda
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
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