Detalhes do Documento

A relevância do planeamento estratégico nas pequenas e médias empresas, implementação na empresa Tintas Europa

Autor(es): Santos, Avelino José Marques dos

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/17743

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Planeamento estratégico; Gestão; PME; Tintas Europa; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Descrição

Mestrado APNOR

O planeamento estratégico é um instrumento de gestão importante que auxilia as empresas na tomada de decisão. Pode ser implementado em pequenas, médias ou grandes empresas, mas por ser um processo longo e muitas vezes exigente, poucas empresas de pequena e média dimensão optam por implementar este instrumento. No mercado atual, onde as mudanças ocorrem em velocidade crescente e a concorrência é cada vez maior, trona-se fundamental que uma empresa conheça em profundidade os seus processos e também o ambiente de negócios no qual se encontra envolvida. Em muitos casos as empresas crescem sem planeamento e mesmo com o aumento das vendas, não conseguem alcançar o lucro estimado, podendo ocasionar o encerramento da empresa, justamente por não perceberem onde está o problema. Tratando-se de um estudo exploratório e descritivo, o trabalho vai ser desenvolvido a partir de um estudo de caso envolvendo uma empresa do segmento das pequenas empresas. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho assenta em verificar a importância do planeamento estratégico como ferramenta de gestão numa pequena e média empresa, nomeadamente na empresa Tintas Europa.

Strategic planning is an important management tool that helps enterprises in decision making. It can be implemented in small, medium or large enterprises, but because it is a long and often demanding process, few small and medium-sized enterprises choose to implement this instrument. In the current market, where changes occur at increasing speed and competition is increasing, it is essential that a company knows in depth its processes and also the business environment in which it is involved. In several cases enterprises grow without planning and even with increased sales, they cannot reach the estimated profit, which can lead to the closing of the enterprise, precisely because they do not understand where the problem is. Being an exploratory and descriptive study, the work will be developed from a case study involving an enterprise from the small business segment. In this regards, the main objective of this work is to verify the importance of strategic planning as a management tool in a small and medium enterprise, namely in the enterprise Tintas Europa.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fernandes, Paula O.
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.