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Competência digital docente: linhas de orientação dos referenciais

Autor(es): Loureiro, Ana Cláudia ; Meirinhos, Manuel ; Osório, António

Data: 2020

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/22796

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Competências digitais; Referenciais educacionais; Formação de professores


Descrição

Este estudo analisa as conceções de competência digital docente defendidas em referenciais elaborados por Portugal (GEPE), Espanha (INTEF), França, União Europeia, UNESCO e ISTE. Esta análise tem como objetivos (i) caraterizar a estrutura de competências apresentada pelos diversos referencias, (ii) identificar especificidades dos referenciais e (iii) compreender as principais linhas de ação dos referenciais. A metodologia adotada foi a de análise de conteúdo de caráter indutivo, suportada por uma grelha de recolha de dados categorizada segundo o objetivo do estudo. Como resultados, apresentamos uma análise comparativa entre esses referenciais que categoriza, especifica e identifica as principais linhas de orientações das competências digitais docentes. A relevância do estudo funda-se no atual contexto da sociedade que coloca a educação e o professor no foco de uma agenda emergente que se traduz na necessidade de orientações para uma formação contínua do profissional docente que desenvolva as competências digitais geradoras de novas práticas pedagógicas. Da investigação poderá resultar conhecimento científico para projetos futuros de políticas públicas de países que desejam desenvolver referenciais educativos ou para instituições de formação inicial e contínua de professores.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
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