Detalhes do Documento

Plataformas de e-Learning orientadas a serviços

Autor(es): Alves, Paulo Hélio dos Santos

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/3991

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): e-learning; SOA; Organizações; Flexibilidade


Descrição

Na era da economia e das sociedades baseadas no conhecimento, o acesso à informação é um dos factores de maior relevância no bom funcionamento das organizações. Para as organizações estarem preparados para estes desafios, implica uma mudança para um paradigma de formação ao longo da vida e o recurso às tecnologias da informação (TI), de modo a tornar as organizações mais eficientes, evitando o desperdício de recursos por vezes vitais numa organização. O e-learning assume-se como a solução para a formação sem limitações de espaço e de tempo. Com o crescimento das TI no seio das organizações leva a uma necessidade de adaptação constante das aplicações às estratégias organizacionais. Assim, o desenvolvimento de software assume um papel relevante na missão das organizações, em que qualquer aplicação numa empresa deverá ser um objecto de trabalho catalisador. Foi com base na necessidade de flexibilidade das arquitecturas de software que surgiram as arquitecturas orientadas a serviços, prevendo o crescimento organizacional de modo a tornar possível a transformação de aplicações rígidas em componentes de software. A flexibilidade e a interoperabilidade entre os diversos componentes e tecnologias permitem uma maior diversidade de serviços para disponibilização final. Neste trabalho pretende-se efectuar um estudo das potencialidades das arquitecturas SOA aplicadas ao e-learning, de modo a aumentar a competitividade das empresas e das organizações. Neste sentido é proposto um modelo de arquitectura de software para plataformas de elearning orientadas a serviços, com o objectivo de tornar os paradigmas de negócio empresariais mais flexíveis e adaptados à necessidade de constante mutação das organizações. Now days, in times of economic society and knowledge, the access to information are a major factor for the good function of organizations. To be prepared for that challenge any organization must change their paradigm to lifelong learning. Supported by new Information Technologies (IT), it is possible to increase the efficiency and avoid waist resources that could be vital in the organization. E-learning assumes such a solution for the training areas, without limits for space and time. With growing of IT adoption in organizations, it’s necessary to be prepared for continues adaptations of business strategies. For that, the software development assumes important role on the mission of organizations, such all applications must be a catalyst object for work development in organization. It was based on flexibility that in the area of software architectures it appears the service oriented architectures, having the main goal to respond to organizations growing, making possible to transform rigid applications in software components. Flexibility and interoperability with many components and technologic allow a bigger set of final service available. In this dissertation, we pretend to study the potential of SOA architectures applicable to elearning, to sustain the growing of applications in organizations. For that, it’s propose an architecture model for e-learning platforms with service oriented approach, with the objective to support the flexibility of business organization paradigms and to be easily adapted to new organization requirements.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Alves, Paulo
Contribuidor(es) Alves, Paulo Hélio dos Santos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.