Autor(es): Ferreira, Márcia Natália Pancha
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/4963
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Autor(es): Ferreira, Márcia Natália Pancha
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/4963
Origem: Biblioteca Digital do IPB
O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico desenvolvida e pretende traduzir a experiência formativa de aprendizagem profissional, que realizamos ao longo de dois semestres, em dois ciclo de educação e ensino diferentes. No âmbito da Educação pré-escolar foi desenvolvida num jardim de infância integrado em meio rural e no 1º Ciclo do Ensino Básico, numa sala integrada num centro escolar do meio urbano. No que respeita à Educação pré-escolar o grupo, com o qual se desenvolveu a ação educativa era constituído por dezoito crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Relativamente ao 1º Ciclo do Ensino Básico, tratava-se de uma turma composta por vinte e um alunos com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O relatório encontra-se estruturado em vários pontos: a contextualização das instituições onde foram desenvolvidos os estágios, bem como a caracterização dos grupos de crianças. Apresentam-se, posteriormente as experiências de aprendizagem que, de alguma forma mostram as opções educativas que assumimos em ambos os contextos. Nas atividades propostas procuramos ter em consideração uma abordagem integradora das diferentes áreas disciplinares, valorizadoras das mútiplas linguagem da criança e favorecedora de uma visão holística da educação. As experiências de aprendizagem que descrevemos neste relatório, bem como as decorreram ao longo do estágio, procuraram dar voz às crianças incentivando-as a ter um papel ativo no decorrer das mesmas. Os registos fotográficos e as falas das crianças que apresentamos ajudaram a documentar o processo vivenciado, constituindo-se como fontes importantes na compreensão da ação desenvolvida. Este tipo de registos, pensamos que são importantes para valorizar as ideias, interesses e necessidades das crianças. This report was carried out under the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, integrated into the Master course in Pre-school and teaching 1º Cycle of Basic Education and intended to describe the formative experience of professional learning, we conducted over two semesters, two-cycle education and tuition. Under the Pre-school was developed in a kindergarten in rural and integrated on the 1st Cycle of Basic Education, a room built in the school center in a rural area. Regarding Pre-school group, with which it has developed educational activities the group was represented by children aged between four and six years. Regarding the 1st Cycle of Basic Education, it was a class represented by of twenty-one students aged between six and seven years. The report is structured in several points: the contextualization of the institutions which were developed stages as well, the characterization of groups of children. Describes themselves later learning experiences that somehow show educational choices we made in both contexts. In the proposed activities seek to take into account an integrated approach of different disciplines, fully enhance the child's language and multiple hard supportive of a holistic education. Learning experiences that we describe in this report, as well the elapsed along the stage, sought to give voice to the children encouraging them to take an active role in the course of the same. The photographic records and the children testimonies we present helped to document the process experienced, becoming as important sources in understanding the action developed. These types of records we think are important to value the ideas, interests and needs of children