Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Autor(es): Ribeiro, Paula Alexandra Leal

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/6823

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação pré-escolar; Brincar e jogar; Actividade lúdica; Estratégias de aprendizagem


Descrição

O presente trabalho inscreve-se no âmbito da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar, desenvolvida em contexto de jardim-de-infância, e tem como prin- cipal objectivo aprofundar a reflexão sobre a mesma, destacando a importância que a actividade lúdica assume no processo de aprendizagem das crianças da faixa etária pré- -escolar. Neste sentido, releva-se a importância dos brinquedos e do brincar/jogar enquanto meios de construção de aprendizagens significativas e de aquisição cultural pelas crian- ças. A acção educativa desenvolveu-se numa instituição particular de solidariedade so- cial e envolveu vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Como suporte metodológico seguimos a linha orientadora de investigação-acção onde valorizámos a intervenção, a pesquisa e inovação como processos facilitadores do necessário suporte para o desenvolvimento de uma acção educativa pré-escolar de quali- dade e para o nosso próprio desenvolvimento profissional e pessoal. O quadro teórico do trabalho assenta em perspectivas de cariz socioconstrutivistas e, através dele, procuramos aprofundar conhecimentos acerca da actividade lúdica en- quanto meio de aprendizagem das crianças. As experiências de aprendizagem e informação sobre elas recolhida, através de diferentes fontes e técnicas de recolha de dados, permitem considerar que a actividade lúdica (brincar/jogar) se constitui como uma ferramenta pedagógica essencial e que deve ser valorizada, no sentido de criar oportunidades ricas e estimulantes de aprendizagem e de conhecimento do meio sociocultural em que as crianças se integram. Assim, releva-se o prazer, o envolvimento, a curiosidade, a descoberta e a interacção que os brinquedos po- dem suscitar nas crianças, o que requer ter em conta as oportunidades que, neste sentido, são criadas nos contextos de educação pré-escolar. The present work falls within the framework of the supervised teaching practice in pre-school education, developed in a context of nursery school, and has as main goal to further reflect on it, highlighting the importance that the leisure/playful activity takes on the learning process of children at pre-school age. In this sense, one would stress the importance of toys and playing as a means of construction of significant learning experiences and cultural acquisition by children. The educational action has developed in a private institution of social solidarity and in- volved twenty-five children aged between three and four years. As methodological support one followed the guidance of research-action where we value the intervention, the research and innovation as processes that facilitate the neces- sary support for the development of an educational action for pre-school quality and for our own personal and personal development. The theoretical framework of the work is based on perspectives of socio-constructivist nature and, through it one has sought to deepen knowledge about the leisure/playful activ- ity as a means of children’s learning. The learning and information experiences collected on them through different sources and techniques of data gathering permit the inference that leisure/playful activity (playing) is viewed as a pedagogical essential tool and should be valued, in the sense of creating rich and stimulating learning opportunities and knowledge of the socio-cultural environment in which children are integrated. Thus, one highlights the pleasure, the in- volvement, the curiosity, the discovery of and the interaction that toys may raise in chil- dren, and this requires taking into account the opportunities that, in this sense, are created in the contexts of pre-school education.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sanches, Angelina
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.