Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Autor(es): Cardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7655

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Articulação curricular; Aprendizagens integradoras; Participação ativa; Experiências de aprendizagem


Descrição

O presente Relatório Final encontra-se inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho apresentado tem como finalidade refletir sobre a ação desenvolvida ao longo dos estágios profissionalizantes que se realizaram em contexto de pré-escolar e de 1ºciclo do ensino básico, num centro escolar da rede pública da cidade de Bragança. Neste trabalho a prática desenvolvida procurou sustentar-se numa pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação. Assumiu-se uma linha pedagógica integradora, articularam-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com a aprendizagem ativa, onde as crianças e adultos se envolviam em relações criativas, de resolução de problemas, descoberta do mundo e de questionamento. As experiências de aprendizagem que se descrevem e analisam, procuram documentar a integração curricular realizada ao longo do processo, bem como evidenciar os significados construídos pelas crianças. Nessa documentação utilizam-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted in the course of the Supervised Teaching Practice Master of preschool education and teaching of the 1st cycle of basic education. The work presented aims to reflect on the action developed over the placements that took place in the context of pre-school and 1st cycle of basic education in the public school center of the city of Bragança. In this work we tried to support the practice developed into a pedagogy of participation that valued the child and his action. We assumed an integrated online teaching, articulated to the knowledge of the various content areas and disciplines with active learning, where children and adults engaged in creative relationships, problem solving, discovery and questioning the world. The learning experiences that describe and analyze, seek to document the curriculum integration performed along the process and highlight the meanings constructed by the children. In this documentation we use the discourse of children obtained through direct observation and photographic records that help sustain the action developed.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mesquita, Cristina; Freire-Ribeiro, Ilda
Contribuidor(es) Cardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados