Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

Autor(es): Salgado, Isabel Conceição Mendes

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/8054

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): 1º Ciclo do Ensino Básico; 2º Ciclo do Ensino Básico; Experiências de ensino e aprendizagem; Participação


Descrição

O presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado de Ensino em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, relata o trabalho desenvolvido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. Esta prática decorreu no ano letivo 2011/2012, em dois contextos distintos, com três grupos de crianças. Neste relatório apresentamos a caraterização das instituições, assim como, dos três grupos de crianças. Descrevem-se e analisam-se algumas das experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Estas experiências de ensino e aprendizagem foram desenvolvidas com o objetivo de proporcionar momentos que sustentassem o interesse e as necessidades dos alunos. Desta forma, estas experiências de ensino e aprendizagem foram suportadas numa pedagogia ativa e participativa, tornando a nossa prática eficaz relativamente às aprendizagens dos alunos. Por fim, apresentamos as considerações finais acerca do percurso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, focando a sua importância e alguns aspetos que emergiram ao longo desta prática. This report, done for the Master course in 1st and 2nd cycles of basic education, deals with the work developed for the Supervised Teaching Practice curricular unit. This practice took place in the school year 2011/2012, in two different contexts, with three groups of children. In this report we present the institutions’ description as well as the children’s. Some of the teaching and learning experiments developed in the 1st and 2nd cycles of basic education are presented and analysed. These teaching and learning experiments were developed with the objective of achieving moments that would support the students’ interest and needs. This way, these teaching and learning experiments were grounded on an active and participative pedagogy, making our practice effective as far as the students’ learning outcomes are concerned. In the end, we present the final considerations on the course developed during the Supervised Teaching Practice, focusing its relevance and some aspects that arose throughout this practice.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mafra, Paulo
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.