Detalhes do Documento

Relatório final

Autor(es): Bento, Mafalda Isabel Morais

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/9952

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Experiência de aprendizagem; Articulação curricular; Pedagogia de participação


Descrição

Este relatório reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada [PES], do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do trabalho destaca um projeto desenvolvido no âmbito da articulação curricular entre uma educadora de infância, o seu grupo de crianças finalistas de Educação Pré-escolar e uma professora, o seu grupo do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes ao mesmo Agrupamento de Escolas. O estágio realizado no âmbito do 1º Ciclo do Ensino Básico, decorreu com a mesma turma com que se desenvolveu a articulação curricular. Primeiramente apresenta-se a contextualização das instituições, bem como dos dois grupos de crianças, com os quais se desenvolveu o projeto de articulação e o estágio do 1º CEB. As experiências de aprendizagem desenvolvidas assumiram uma abordagem pedagógica holística, integrando as diferentes dimensões e áreas do saber. Numa primeira parte descreve-se e reflete-se sobre o projeto de articulação desenvolvido e, numa segunda parte, descrevem-se e analisam-se as experiências de aprendizagem desenvolvidas no âmbito do estágio do 1º CEB. A ação educativa foi desenvolvida numa parceria entre as crianças, as educadoras/professoras, centrando-se na valorização da criança e na sua participação. Foram utilizados os documentos oficiais no desenvolvimento da ação pedagógica. A prática desenvolvida procurou assumir uma linha pedagógica socioconstrutivista. Os dados foram recolhidos através da observação, da escuta e de registos fotográficos. Posteriormente, foram narrados os processos através de uma abordagem descritiva, analítica e interpretativa das situações de aprendizagem.

This report reflects the work developed within the Supervised Teaching Practice [PES], the Masters in Early Childhood Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The first part of the paper highlights, a project developed within the curriculum articulation between a kindergarten teacher, his group of finalists children in Preschool Education and a teacher, his group of 1st year 1st Cycle of Basic Education, belonging to same Group of Schools. The internship within the 1st Cycle of Basic Education was held with the same group that developed the curriculum articulation. First, we present the context of the institutions as well as the two groups of children, which developed the project of articulation and the stage of the 1st CEB. Learning experiences developed took a holistic educational approach, integrating some dimensions and areas of knowledge. The first part describes, and is reflected on the project developed joint and a second part, it describes and analyzes the learning experiences developed within the 1st stage of the CEB. The educational activity has been developed in a partnership between children, educators / teachers, focusing on the recovery of children and their participation. Official records were used to develop the pedagogical action. The practice developed sought to assume a socioconstructivist pedagogical line. Data were collected through observation, listening and photographic records. Later, the cases were narrated through a descriptive, analytical and interpretive approach to learning situations.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mesquita, Cristina; Freire-Ribeiro, Ilda
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.