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Avaliação da satisfação das famílias com as respostas de intervenção precoce na região Oeste: um estudo quantitativo com as famílias e os profissionais

Autor(es): Carvalho, Maria Leonor Belo

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/10740

Origem: Instituto Superior de Educação e Ciências

Assunto(s): Intervenção Precoce; Práticas profissionais; Envolvimento Parental; Avaliação de Programas; Satisfação das Famílias; Early Intervention; Professional practices; Parental Involvement; Programs Evaluation; Family Satisfaction


Descrição

A intervenção centrada na criança e na família resulta de uma abordagem ecológica e sistémica que salienta o papel da família na intervenção precoce. Nesta concepção, o técnico deverá funcionar como um catalizador, incentivando e ajudando as famílias a implementar estratégias apropriadas para lidar, não só com as dificuldades do seu filho, mas com todas as alterações que a existência de uma criança com necessidades educativas especiais acarreta. Segundo alguns estudos, a satisfação das famílias está directamente dependente do seu grau de envolvimento nos programas de intervenção precoce. Assim, a presente investigação procurou avaliar o grau de satisfação das famílias na região Oeste de Portugal com as respostas que estão a ser dadas pelos Agrupamentos de Escola de referência para a intervenção precoce nos vários concelhos. Para o efeito desenvolveu-se um estudo quantitativo que contou com a colaboração da Equipa de Apoio às Escolas do Oeste. Participaram, neste estudo, 56 famílias e 10 profissionais que responderam a um conjunto de questões sobre as respostas de intervenção precoce na região. As famílias responderam também a um questionário de satisfação parental, adaptado da escala do Project Dakota (Kovack & Jacks, 1989). Os resultados são bastante significativos, na medida em que as famílias apresentam níveis de satisfação bastante elevados, em todos os domínios avaliados. Em termos comparativos, o domínio que apresenta valores médios mais baixos é o que se refere à rede social de suporte, na medida em que nem todas as famílias avaliaram de forma positiva esta dimensão. Este facto poderá ser sugestivo de uma nova linha de investigação, uma vez que seria interessante perceber no futuro as razões subjacentes a uma menor satisfação das famílias com a rede de apoio.

Systemic and ecological approach emphasizes the role of families in early intervention. In this conception, professionals should act as a catalyst, encouraging and helping families to implement appropriate strategies to deal not only with the difficulties of his children, but with all the changes that the existence of a child with special needs entails. According to some studies, the family satisfaction was directly dependent on their degree of involvement in early intervention programs. Thus, this research sought to assess the degree of family satisfaction with the answers being given by the early intervention team, in the western region of Portugal. For this purpose we developed a quantitative study with the collaboration of the teachers and families. The participants in this study were 56 families and 10 professionals who answer to a number of questions about early intervention in the region. The families also answered to a questionnaire of parental satisfaction, adapted from the scale of Project Dakota (Kovack & Jacks, 1989). The results are quite significant to the extent that families have very high levels of satisfaction in all domains assessed. By comparison, the lowest average values regarded the social support network. This may be suggestive of a new line of research, since it would be interesting to see, in future researches, the reasons behind family lowest satisfaction with the social network support.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Almeida, Isabel Chaves de; Corval, Raquel
Contribuidor(es) Repositório Comum
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