Autor(es): Moreira, Ana Carolina
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/10910
Origem: Instituto Português de Administração de Marketing
Assunto(s): Marketing de Guerrilha; Comportamento do Consumidor; Marcas
Autor(es): Moreira, Ana Carolina
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/10910
Origem: Instituto Português de Administração de Marketing
Assunto(s): Marketing de Guerrilha; Comportamento do Consumidor; Marcas
Numa sociedade na qual se valoriza a criatividade e a inovação diária procura-se, cada vez mais, um modo diferente de estabelecer uma relação entre marca e consumidores. Não chega repetir incessantemente os anúncios de publicidade nos média tradicionais, e as marcas apercebem-se disso. O conceito de Marketing de Guerilha já é utilizado em vários países de forma habitual, mas em Portugal ainda é uma ferramenta em ascensão. No entanto, que relação existe entre o Marketing de Guerrilha e a memorização de marcas? Este trabalho tenta, assim, aprofundar e conhecer o impacto emocional que o Marketing de Guerrilha tem na evoação das marcas. Apoiada sobre artigos e documentos científicos, entrevistas e inquéritos, os dados desta dissertação foram desenvolvidos com base numa pesquisa exploratória de carácter qualitativo sobre uma amostra de conveniência. Este estudo permitiu concluir que as marcas utilizam esta ferramenta de modo cada vez mais recorrente com o objetivo principal de produzir um buzz viral e consequentemente gerar o word-of-mouth. Através das ações de Guerrilha surge um impacto emocional positivo sobre a relação marca-consumidores. Este impacto estabelece uma memorização da marca na mente dos consumidores podendo assim levar ao processo de compra dos seus produtos. O Marketing de Guerrilha encontra-se como um recurso de sucesso, criativo e como resposta às dificuldades encontradas pelas várias marcas presentes em Portugal.