Autor(es):
Gonçalves, Carolina
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/11237
Origem: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
Assunto(s): Publicidade; Pousadas da juventude; Imagem de marca; Briefing de comunicação
Descrição
Este projecto explora a relação e influência do Marketing, mais especificamente da Comunicação na concepção da imagem de uma marca. Explora o caso particular da marca Pousadas de Juventude, constituindo um documento real de análise e de diagnóstico da marca. É através da comunicação que a marca estabelece e mantém uma relação com o público. É, consequentemente na Comunicação que o público encontra os argumentos necessários à imagem dessa marca. Importa considerar também o posicionamento e nível de notoriedade, reconhecendo o seu possível efeito sobre a imagem de marca, ao mesmo tempo que se relacionam com a comunicação. Para estudar a influência destes elementos na imagem das Pousadas de Juventude, foi realizado um inquérito por questionário a uma amostra de 100 indivíduos. De forma a complementar os dados quantitativos realizaram-se duas entrevistas semi-directivas, ao director comercial da MoviJovem e ao CEO da Projecto Manhattan, adquirindo-se assim, insights sobre a temática e a marca em estudo. As conclusões da investigação estão organizadas num briefing de Comunicação contendo informações que permitirão a elaboração de uma proposta de comunicação adequada à situação real da marca e do mercado.