Autor(es):
Oliveira, Francisca de Spínola Moreira Braz de
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/11784
Origem: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL
Assunto(s): Equipas multidisciplinares; Trabalho de equipa; Reforma de ensino; Educação interprofissional
Descrição
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Objetivo: Compreender a relevância para os Médicos Dentistas do plano de tratamento multidisciplinar em Medicina Dentária e da sua implementação pelos profissionais integrados ou não na carreira académica. Material e Método: Estudo observacional, analítico e transversal, utilizando uma metodologia investigativa quantitativa e qualitativa. Foi elaborado um inquérito piloto divulgado online a todos os associados não estudantes e com endereço de e-mail actualizado da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, num total de 1299 inquiridos (1191 Médicos Dentistas e 108 Médicos Estomatologistas). Através deste inquérito, realizou-se uma recolha de informação sobre o Estado da Arte da multidisciplinaridade em Portugal, utilizando a Plataforma Google Forms. Os resultados foram tratados e analisados estatisticamente através do Microsoft Excel 2010. Resultados: Dos 1299 profissionais inquiridos, responderam 143 profissionais (136 Médicos Dentistas e 7 Médicos Estomatologistas). 90% dos profissionais respondeu que já efectua um trabalho multidisciplinar e 107 profissionais concordam totalmente com o fato, que o trabalho de equipa traz vantagens para o paciente. No entanto, relativamente ao ensino académico, constatou-se que 84 respondentes não tinham tido uma unidade curricular de planeamento que reunisse toda a dinâmica de multidisciplinaridade. Desses mesmos profissionais, 95% considera que teria sido importante essa experiência académica. Conclusões: O estudo permitiu constatar que os Médicos Dentistas e Médicos Estomatologistas respondentes, têm presente e interiorizado o conceito de trabalho em equipas multidisciplinares. Estes profissionais, reforçam que esta abordagem faz todo o sentido na resolução de casos clínicos mais complexos, sendo importante a relação entre as diferentes profissões de saúde. Em contra partida, constatou-se objetivamente, a necessidade uma unidade curricular que permitisse ao estudante experienciar, de modo eficiente, a metodologia de um planeamento multidisciplinar.