Detalhes do Documento

Olhares sobre a diferença: a criança e as respostas educativas - estudo de caso

Autor(es): Rodrigues, Cristina Isabel Gomes de Sousa

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/12786

Origem: Instituto Politécnico de Coimbra

Assunto(s): Educação Especial; Curriculos Alternativos; Necessidades Educativas Especiais; Crianças Deficientes; Ensino Básico 1º Ciclo


Descrição

No âmbito da Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas educativas concretas face à criança com dificuldades de aprendizagem, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise será na zona de Lisboa e Vale do Tejo, mais propriamente uma turma do 4º ano, onde o aluno em estudo se encontra inserido. Buscam-se as características existentes no contexto e o modo como estas convergem relativamente à inclusão, baseada na abordagem experimental. O objetivo é perceber como esta criança está a prosseguir no ambiente de sala de aula, assim sendo é necessário, em primeiro lugar, avaliar até que ponto ela se sente à vontade, age espontaneamente e evidencia vitalidade e autoconfiança. Para isso recorrermos ao Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) (Portugal e Laevers, 2010), essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de crianças que adaptaremos ao contexto de 1º ciclo por forma a planificar em linhas gerais a nossa intervenção. Através da abordagem experimental (Portugal e Laevers, 2010), propomo-nos colaborar para a promoção do Bem-estar emocional e da Implicação do aluno neste contexto particular, recorrendo a variadas adequações curriculares aos planos de aula da docente titular de turma, como forma de potenciar a aprendizagem e o envolvimento do aluno, quer na escola, quer nas diferentes matérias lecionadas.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.