Detalhes do Documento

A imagem organizacional como função estratégica do planeamento em comunicação

Autor(es): Dimas, Rui Bernardes da Silva

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/12913

Origem: Instituto Politécnico de Coimbra

Assunto(s): Planeamento Estratégico; Imagem de Empresas; Comunicação Organizacional; Gestão de Empresas; Estudos de Caso


Descrição

Este projeto consiste num exercício de operacionalização dos conceitos de imagem organizacional e planeamento estratégico da comunicação no contexto de uma PME. É um facto que, a imagem, é considerada um instrumento de competitividade nas relações das organizações e que a comunicação tem um papel nuclear no processo de construção de imagem. Mas, esta interdependência, nem sempre é considerada pelos gestores organizacionais. A imagem obtida por uma empresa é o reflexo do seu posicionamento sendo, por isso, fundamental perceber que imagem se pretende projetar e, ainda, pesquisar a imagem que os públicos têm, antes de desenvolver estratégias de comunicação para organização. É com base nesse conhecimento que os esforços comunicacionais da organização são realizados da maneira mais correta e coerente. Foi com base nesse princípio que neste trabalho se procurou, num primeiro momento, fazer uma análise de natureza comparativa sobre a imagem pretendida e a imagem pública da organização. Ou seja, pretende perceber-se se existe convergência entre a imagem percebida pelos públicos internos e a imagem percebida pelos públicos externos. Num segundo momento, procedeu-se ao diagnóstico das práticas de comunicação da organização. Os resultados indicaram que não existe uma clara convergência das imagens organizacionais entre os dois públicos estudados. Dos atributos identificados existe apenas coerência no que a descreve como “familiar”. Este atributo está enraizado, e face a estes resultados, defendemos que a aposta estratégica deve recair sobre a associação à “Inovação” e “Tradição” da organização, devem ser usados como eixos orientadores do planeamento da comunicação da organização. Para estes atributos serem vinculados a organização necessita de focar-se numa melhor definição dos seus canais de comunicação organizacionais e transmitir os atributos das imagens por estas vias.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sobreira, Rosa Maria Campos, 1969-
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.