Autor(es): Rodrigues, Sandra Sofia de Oliveira
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/13104
Origem: Instituto Politécnico de Coimbra
Assunto(s): Desenvolvimento Local; Jovens; Pessoas Idosas
Autor(es): Rodrigues, Sandra Sofia de Oliveira
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/13104
Origem: Instituto Politécnico de Coimbra
Assunto(s): Desenvolvimento Local; Jovens; Pessoas Idosas
Os idosos são um grupo cada vez mais presente na nossa sociedade, tornando-se importante perceber qual o contributo que eles podem ter nas comunidades, entender como podem promover o Desenvolvimento Local das suas localidades e saber quem os pode ajudar nesse processo. Os jovens, por seu lado, representam um número cada vez menor, no entanto, são eles que dão vida às suas comunidades, uma vez que participam ativamente nas várias atividades aí existentes, integram e desenvolvem projetos associativos promovendo, assim, o Desenvolvimento Local. Nas escolas pode promover-se uma maior aproximação dos jovens em relação aos idosos; pode mostrar-se o quanto os idosos são uteis à sociedade e o que os jovens podem aprender com eles. Os jovens em colaboração com os seus professores podem desenvolver projetos com a população idosa, que visem o Desenvolvimento Local das suas localidades. Esses projetos podem envolver os seus familiares, designadamente pais, avós, irmãos e restantes familiares, bem como outros agentes da comunidade. Percebe-se, então, que os jovens, na sua formação escolar, e os idosos, em conjunto, desempenham um papel muito importante no desenvolvimento das localidades. O presente estudo de Investigação-Ação teve como objetivo perceber como os jovens podem tornar-se promotores de Desenvolvimento Local, através da relação com o Património Cultural Imaterial dos idosos da sua comunidade e pela formação recebida numa Escola Profissional. Foi realizado por dezanove alunos, do curso de Técnico de Apoio Psicossocial, na disciplina de Comunidade e Intervenção Social, no módulo “Terceira Idade e Velhice”. Consistiu em fazer o levantamento das representações dos alunos em relação aos idosos, antes de procederem à realização da pesquisa no terreno. Depois de efetuado esse levantamento, os alunos realizaram a recolha de informação, nas suas localidades de residência, junto de idosos, acerca dos diferentes domínios dos saberes que integram o Património Cultural e Imaterial. As informações recolhidas foram registadas e documentadas em diários de bordo, elaborados pelos alunos. Seguidamente, realizaram-se quatro sessões de Focus Group, duas com cada grupo, para perceber as principais mudanças de representações ocorridas nos alunos, durante e após a realização do trabalho; debater e refletir sobre as principais aprendizagens adquiridas; promover a partilha de experiências e os diferentes conhecimentos assimilados e observar os sentimentos e as emoções, resultantes, da concretização da pesquisa.