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Kaizen: estudo de caso na empresa J. Rascão, Lda

Autor(es): Caseiro, Ana Margarida de Abreu e Vasconcelos Portocarrero

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/13339

Origem: Instituto Politécnico de Coimbra

Assunto(s): Kaizen; Melhoria contínua; 5’s; Desperdícios; Estandardização


Descrição

Na situação económica atual torna-se crucial para as empresas adaptarem-se de forma rápida a um meio envolvente dinâmico e em constante mutação, de forma a obterem uma vantagem competitiva. Esta vantagem pode ser obtida através da adoção de técnicas subjacentes ao kaizen, que lhes permitem reduzir desperdícios, otimizando os seus recursos, e obter níveis de qualidade e de produtividade maiores, sem que isso implique custos elevados. Este projeto teve lugar na empresa J. Rascão Lda., do sector metalomecânico, em resposta à necessidade que esta sentiu em melhorar o seu processo produtivo, reaproveitando os seus recursos. Com este trabalho pretende-se expor as três técnicas características do kaizen, que podem contribuir de forma significativa para uma melhor gestão de uma empresa. Pretende-se também averiguar a aplicabilidade das mesmas no contexto de uma empresa do sector metalomecânico, assim como analisar o impacto e aceitação que estas poderão ter no quotidiano da empresa. Foi possível concluir, através deste projeto, que o fator que caracteriza o kaizen como único, é a existência de uma cultura própria, constituindo-se a sua ausência numa das causas para a dificuldade de implementação das técnicas, na realidade concreta. Prova disso foram as técnicas implementadas, a curto prazo, que apesar de terem surtido efeitos positivos, não foi possível incutir na empresa, em causa, o “espírito” kaizen.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Nunes, Rosa Maria Correia
Contribuidor(es) Repositório Comum
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