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A percepção de auditores e auditados sobre os principais aspectos relativos às boas práticas profissionais de auditoria interna

Autor(es): Lima, Fernanda Luna Batista Ferreira

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/13440

Origem: Instituto Politécnico de Coimbra

Assunto(s): Auditoria interna; Auditados; Boas práticas; Atributos de qualidade


Descrição

A atividade de auditoria interna tem sucedido por significativa expansão e valorização nos últimos anos. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de auditores internos e empresas auditadas em relação às práticas de auditoria interna e analisar se possuem percepções convergentes no que tange às boas práticas da atividade. A pesquisa analisou diferentes aspectos da atividade de auditoria interna, nomeadamente: os principais benefícios da auditoria interna; o relacionamento entre auditores e gestores; a qualidade dos serviços da auditoria interna; o processo de auditoria e reporte e a qualidade da equipa de auditoria interna. Os auditores internos e auditados apontaram que, de forma geral, os resultados das atividades da auditoria interna atendem às expectativas da organização e que a atividade garante maior eficiência dos processos internos. Também apresentaram uma percepção positiva sobre o relatório de auditoria interna refletir adequadamente a situação atual das áreas auditadas e suportado por evidências apropriadas e o acesso irrestrito a documentos, informações e funcionários para a execução dos seus trabalhos. A pesquisa revelou uma divergência perceptiva da frequência de respostas positivas entre auditores e auditados. Ainda que sutil, os auditores internos compreendem as funções com maior significância comparado aos auditados. A percepção do uso de boas práticas de auditoria interna por entre os inquiridos é coerente e corrobora com os atributos de qualidade citados na literatura, indicando a presença na avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna. Esta pesquisa esteve sujeita a limitação na obtenção das respostas aos questionários, que se repercutiu no tamanho da amostra por parte das empresas auditadas. Contudo, foi possível concluir que, os sujeitos da amostra, consideram que a atividade de auditoria interna contribui para uma gestão eficaz. Visando ampliar a base de conhecimento sobre o tema, sugere-se a realização de estudos que relacionem os atributos de qualidade observados à noção de eficácia da auditoria interna, bem como pesquisas que proponham e testem novos modelos de avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Morais, Maria Georgina da Costa Tamborino; Silva, Alexandre Miguel Fernandes Gomes da
Contribuidor(es) Repositório Comum
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