Detalhes do Documento

Histórias contadas... Um estímulo à criatividade da criança no Jardim-de-Infância: Uma abordagem etnográfica

Autor(es): Pereira, Maria Garcia

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/14008

Origem: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Assunto(s): Educação Pré-Escolar; Literatura Infantil; Literatura tradicional; Criatividade; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Actualmente, poderá falar-se de Literatura Infantil como uma Literatura que tem como público-alvo as crianças, porém esta deve enormes contributos à Literatura tradicional de transmissão oral que existe desde sempre e na qual se inclui o conto tradicional. As histórias contadas às crianças no Jardim-de-Infância, a forma como são contadas e como estas influenciam a criatividade da criança em idade pré-escolar são o elemento de maior interesse ao longo deste estudo. Desta forma, procurou-se analisar e estudar diferentes autores de forma a aprofundar o conhecimento para a realização da presente investigação. Realizou-se um estudo etnográfico, de carácter qualitativo, em que foram realizadas observações dos comportamentos das crianças procurando, a partir do que dizem, o que pensam e dos seus registos gráficos, entender de que forma as histórias contadas pelo Educador de Infância podem influenciar a sua criatividade.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Delgado, Raquel
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.