Detalhes do Documento

(Re)Organização da área dos livros e incentivo à leitura na educação pré-escolar

Autor(es): Rosado, Ana Sofia Marques

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/14220

Origem: Instituto Politécnico de Portalegre

Assunto(s): Área dos Livros; Educação Pré-escolar; Investigação-ação; Literatura para a Infância; Livro; book area; investigation-action; preschool education; literature for the chieldhood; book


Descrição

O presente relatório apresenta a descrição e a reflexão da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar, cujo propósito foi (re)organizar a área dos livros e incentivar a leitura na Educação Pré-escolar. Este Projeto foi implementado na sala de atividades onde decorreu a nossa prática, tornando a área dos livros mais acolhedora e atrativa, para que as crianças se sentissem melhor no momento das suas leituras. Como ponto de partida deste Projeto foi fundamental ouvir as opiniões e ideias das crianças acerca da área dos livros da sala de atividades, para assim podermos responder melhor às suas necessidades e gostos. O Projeto seguiu a metodologia de investigação-ação em contexto educativo, que se caracterizou por momentos de observação, recolha, interpretação e análise de dados, que nos levaram aos resultados obtidos. Estes resultados mostram que a nossa principal intenção foi conseguida, uma vez que foram notórias as mudanças que ocorreram na sala de atividades, que proporcionaram um melhor ambiente para desenvolver o intelectual das crianças do grupo.

The present written report presents the “Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar” description and reflexion wich purpose was to (re)organize the book area and to stimulate the lecture into the educational preschool. This Project was implemented in the activities room where happened our pratice, getting the book area more welcoming and attractive so that the children felt better in their reading moments. As starting-point of this Project it was fundamental to listen to the children´s opinions and ideas about the book area of the ativities room thereby we could better answer to their necessities and likings. The Project followed the investigation-action metodology in educational context, that was characterized by moments of observation, gathering, interpretation and data analyses that taken us to the achieved results. These results shows that our main intention was achieved once there were notoriouses the changes that ocurred into the activities room, that provided a better surrounding to the intellectual development of the children of the group.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Mendes, Teresa
Contribuidor(es) Rosado, Ana Sofia Marques
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.