Detalhes do Documento

As estratégias de internacionalização, as suas motivações e determinantes: o caso do Grupo Pestana

Autor(es): Martins, Francisco Manuel da Conceição

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/14553

Origem: Instituto Politécnico de Coimbra

Assunto(s): Internacionalização; Seleção de mercado; Modos de entrada; Conhecimento; Investimento gradual


Descrição

A internacionalização consiste num processo crescente e gradual, através do qual as organizações expandem os seus negócios externamente. Com diversas motivações subjacentes, a internacionalização pode resultar de fenómenos proactivos ou reativos. O objetivo deste trabalho visa estudar este comportamento numa empresa do setor hoteleiro – Grupo Pestana Hotels & Resorts. A metodologia baseou-se numa análise qualitativa, tendo por base uma entrevista à administração do grupo. As conclusões apontam a diversificação do risco de investimentos e o aumento do volume de negócios como as principais motivações para iniciação do processo de internacionalização. No que se refere às abordagens aos mercados externos, o grupo privilegiou formas como, as aquisições, projetos greenfields e contratos de gestão, por permitirem um maior controlo e gestão sobre os hotéis. Todo o processo tem em conta uma análise económica e um conhecimento e investimento gradual ao longo da última década.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Marques, João Paulo de Moura Martins Coelho
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.