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Gestão de comportamentos agressivos na criança e adolescente com doença mental

Autor(es): Pereira, Ana Patrícia Fernandes

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/16503

Origem: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Assunto(s): Enfermagem psiquiátrica; Infância; Adolescência; Agressividade


Descrição

Mestrado, Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria , 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

O comportamento agressivo constitui frequentemente a principal causa de atendimento de caráter emergente na infância e adolescência. Em serviços de Psiquiatria da Infância e Adolescência, onde ocorrem diariamente comportamentos desta índole, a prevenção e gestão devem focar-se em intervenções que apoiem o auto-controlo de modo a incentivar a auto-determinação e respeito pela autonomia dos jovens. Das abordagens terapêuticas possíveis, fomentar a auto-regulação no adolescente, através de estratégias que favoreçam o reconhecimento de emoções, modulação de comportamentos e cognições, permite o ajustamento durante este período de risco aumentado, abrindo janelas de possibilidade de mudanças no bem estar físico e psicológico. As intervenções especializadas de enfermagem foram sustentadas na Teoria das transições de Afaf Meleis e operacionalizadas seguindo a metodologia do trabalho de projeto. O estágio hospitalar pretendeu desenvolver competências na prevenção e gestão de comportamentos agressivos tendo por base o desenvolvimento de capacidades auto-regulatórias dos adolescentes com doença mental. Aplicou-se o Inventário de Auto-regulação do Adolescente (IARA-2) que, para além de suportar as intervenções de enfermagem realizadas, proporcionou conhecimento acerca da relação existente entre as dificuldades de auto-regulação e a existência de comportamentos agressivos. Os principais resultados revelam diferenças significativas na auto-regulação em função dos motivos de internamento, os jovens com perturbação do comportamento apresentaram pontuações mais baixas, sugerindo que apresentam menos capacidades de auto-regulação. O estágio em contexto comunitário teve como objetivo desenvolver competências na gestão das diferentes formas de expressão do sofrimento psíquico no adolescente, através da intervenção de âmbito sociodramático. Todo o percurso construído e descrito ao longo deste relatório se reconhece como um caminho de crescimento pessoal e profissional, que permitiu o desenvolvimento consistente e sistematizado das competências específicas para o enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Isabel Costa e
Contribuidor(es) Repositório Comum
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