Autor(es):
Faria, Nuno Miguel da Silva
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/16901
Origem: Instituto Politécnico de Coimbra
Projeto/bolsa:
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/121284/PT
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Assunto(s): Mobilidade sustentável; Mini-autocarro eléctrico; Tecnologia de baterias; Representação Energética Macroscópica; Análise económica
Descrição
Esta tese de mestrado apresenta uma análise comparativa de utilização e custos entre duas químicas de baterias diferentes com o objectivo de melhorar a eficiência energética dos mini-autocarros eléctricos de Coimbra, que actualmente utilizam baterias de ácido-chumbo. Para o próposito foi desenvolvida a representação energética macroscópica do modelo do mini-autocarro incluindo o seu controlo e estratégia. Para a correcta análise do comportamento do mini-autocarro foram recolhidos os dados GPS do percurso com especial atenção aos declives. A alternativa de bateria de iões de lítio foi escolhida considerando a mesma tensão, capacidade e o espaço dísponivel no mini-autocarro para o sistema de armazenamento de energia. Os resultados da simulação irão ajudar a maximização das variáveis técnicas e económicas. O trabalho é concluído com a apresentação de resultados para apoiar a decisão de futros investimentos em novas baterias.