Detalhes do Documento

Marketing territorial e as happy cities: validação do modelo e proposta de plano de comunicação

Autor(es): Aleixo, Solange Filipa Fernandes Roque

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/17228

Origem: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário

Assunto(s): Marketing territorial; Diferenciação; Felicidade; Comunicação


Descrição

Com base num conjunto de fatores, entre eles a globalização derivado em parte pelo desenvolvimento tecnológico, assisti-se a uma crescente concorrência entre as cidades pela captação de mais recursos. É com o objetivo de responder à forte concorrência entre as cidades que surge o marketing territorial. Com base na investigação desenvolvida por Gomes (2015), a mesma concluiu e propõe que a perceção de felicidade e a marca-cidade sejam comunicadas em conjunto, tendo em conta a influência que enquanto fator simbólico, a felicidade, consegue atrair mais visitantes às cidades. Após realizado um estudo de caso em duas cidades portuguesas– Lisboa e Funchal-, como modelo de comparação, foi possível ficar a saber quais os fatores mais importantes para a construção de uma cidade feliz para duas dimensões: habitantes e turistas. Enquanto que para os habitantes as políticas socias são mais importantes, por sua vez, os turistas valorizam mais a cultura. Com base nos resultados, foi elaborado um plano de comunicação que teve origem na criação de uma plataforma (Cities Adviser.com), que permite as cidades serem avaliadas pelos habitantes e turistas, sobre o seu nível de felicidade e através desta, propôr soluções para a construção de cidades portuguesas mais felizes, para os seus locais e visitantes.

Based on a number of factors driven by advances in technology, including globalization, cities are currently faced with an increased competition to captures more resources. In this scenario, territorial-marketing emerges as a result of inter-city competition for resources. One study by Gomes (2015) proposes that happiness-perception and city branding must be advertised together as the symbolic factor of happiness attracts more visitors to cities. Following a case-study involving two Portuguese cities, Lisboa and Funchal, as a comparative model, it was possible to reveal which factors were more important for the construction of a “happy city”. Two cohorts, namely inhabitants and tourists were considerate. Whilst inhabitants gave more importance to social policies, tourists valued culture better. Based upon the results obtained a platform, designated CitiesAdviser.com, was developed. This plataform allowed the evaluation of both inhabitants and tourists perception of city-happiness, hence the quantification and rankin of city-happiness. Is it proposed that these data can be used to reach out for solutions towards the construction of Portuguese cities, where both inhabitants and tourists have a higher perception of happiness, that is “happier-cities”.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Dutschke, Georg; Casaca, Joaquim
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.