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A importância do papel do enfermeiro no ensino ao cliente submetido a cirurgia a catarata em regime de ambulatório

Autor(es): Balona, Helena Isabel Fialho

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/17792

Origem: Instituto Politécnico de Setúbal

Assunto(s): Cirurgia de Ambulatório; Ensinos Pós-Operatórios Enfermagem; Catarata; Metodologia de Trabalho de Projeto; Competências; Ambulatory Surgery; Post-operative Nursing Tuition; Cataract; Project Work Methodology


Descrição

Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica

O presente relatório representa o trabalho desenvolvido no Projeto de Desenvolvimento que se refere aos Ensinos de Enfermagem para a Alta a Clientes Submetidos a Cirurgia a Catarata em Regime de Ambulatório, sustentados no modelo teórico da Mudança para a Prática Baseada em Evidências de June Larrabee e na Metodologia de Trabalho de Projeto com as etapas de Diagnóstico de Situação, Planeamento, Execução e Avaliação de Resultados, na forma de uma revisão sistemática da literatura e da criação de uma artigo com o titulo “Papel dos Enfermeiros nos Ensinos Para a Alta a Clientes Submetidos a Cirurgia a Catarata em Regime de Ambulatório”. A metodologia utilizada teve como objetivo principal a Prática Baseada em Evidências e consequentemente a melhoria contínua dos cuidados de enfermagem. Primeiramente foi identificado um problema – “Défice de conhecimentos na área dos ensinos ministrados pelos enfermeiros ao cliente submetido a cirurgia a catarata em regime de ambulatório aquando o momento da alta”, em que o objetivo era colmatar este mesmo problema e aumentar o nível de conhecimentos teóricos e práticos. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, sem metanálise, com recurso a vários autores, onde se observou que os ensinos para a alta devem iniciar-se no período pré-operatório, de modo a diminuir a ansiedade do cliente. De forma a conseguir as competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem em pessoa em situação crítica e em situação crónica e paliativa, foi elaborado um Projeto de Aquisição de Competências, onde estão desenvolvidas as atividades para conseguir adquirir as mesmas competências. Este relatório é a síntese da prática e da teoria e permitiu o desenvolvimento e a obtenção das competências específicas e de mestre em enfermagem médico-cirúrgica.

This report represents the work developed in the Development Project that refers to the Nursing tuitions given to Clients submitted to Cataract Surgery in Ambulatory Regimen, at the period of discharge, based on the theoretical model of Evidence-Based Practice for Change by June Larrabee and the Work Methodology Project with the stages: Diagnoses of Situation, Planning, Execution and Evaluation of Results, in the form of a systematic review of the literature and the creation of an article entitled "Role of Nurses in Teaching for Discharge to Clients Submitted to Cataract Surgery in Ambulatory Regimen ". The methodology used has as main objective the practice based on evidence and consequently the continuous improvement of nursing care. First, a problem was identified - "Knowledge deficit in the area of teaching by the nurses to the client who underwent cataract surgery at an outpatient clinic at the time of discharge", in which the objective was to resolve this problem and increase the level of Theoretical and practical knowledge. A systematic review of the literature was carried out, without meta-analysis, using several authors, where it was observed that tuitions for discharge should begin in the preoperative period, in order to reduce the client's anxiety. In order to achieve the specific skills of the nurse specialist in a critical situation and in a chronic and palliative situation, a Competency Acquisition Project was developed, where activities are developed to achieve the same competencies. This report is the synthesis of practice and theory and allowed the development and achievement of specific skills and a master's degree in medical-surgical nursing.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Monteiro, Elsa
Contribuidor(es) Repositório Comum
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