Autor(es):
Veríssimo, Anabela Miranda
Data: 2017
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/18347
Origem: Instituto Politécnico de Coimbra
Assunto(s): Artes; Desenvolvimento Pessoal; Desenvolvimento Social; Literacia; Tapete de Histórias
Descrição
Fundamentado em teorias na temática das expressões artísticas (música, artes plásti-cas, dança, drama), nas solicitações de documentos europeus e nacionais e no apelo a uma melhoria de contextos de literacia, surge este projeto educativo para o incentivo à criação textual e a arte de contar histórias enquanto elementos promotores de moti-vação para a aprendizagem no 1º ciclo. Em horário de atividades curriculares de Lín-gua Portuguesa e de Expressão Musical em tempo de AEC, estes alunos, experienci-aram situações educativas lúdicas através da manipulação de recursos pedagógicos diferenciados. À semelhança da dinamização que já se faz em outros países (França e Brasil) com tapetes de histórias, esta investigação- ação propôs aos alunos o desafio de se tornarem escritores, professores (deles próprios e dos outros) encenadores, nar-radores, atores, bailarinos, cantores, artistas plásticos, músicos e operadores de câma-ra na apresentação de uma manta de retalhos. Com este brinquedo, enquanto cenário proposto como desafio e problema, estes estudantes vivenciaram situações pedagógi-cas de aprendizagem contextualizada que lhes propunha o desenvolvimento da capa-cidade de mobilização de saberes individuais e cooperativos. Um trabalho que além-fronteiras é criado e apresentado por adultos. Feito de adultos para crianças. Nesta intervenção os papéis inverteram-se possibilitando a estes alunos, numa apresentação à comunidade, demonstrar as suas aptidões pessoais e sociais, cognitivas e artísticas realizadas em ambientes e contextos de literacia.